Iron Meat é um encontro entre Contra e DOOM

Iron Meat
Fonte: Retroware

Apesar de não ser um dos sub-gêneros de jogos mais populares nos dias de hoje, os games Run & Gun deixaram sua marca no passado. Franquias como Mega Man, Contra e Metal Slug ditaram os pilares do estilo, seja na dificuldade, frenesi, ação ou mesmo trilha sonora. Vez ou outra um novo jogo do sub-gênero surge, mantendo a chama acesa e trazendo o que os fãs de run & gun mais amam. Esse é o caso de Iron Meat.

Desenvolvido pela Retroware, dedicada a trazer jogos retrô modernos à vida, e Ivan Suvarov, Iron Meat é um game no estilo arcade que resgata as principais características dos clássicos, principalmente Contra. Essa inspiração pode ser vista já na primeira fase, com animações, movimentos, armas e sprites quase idênticos ao clássico da Konami.

O que é Iron Meat?

A premissa do jogo é simples: experimentos na Lua deram origem a uma infecção de uma espécie de biomassa na Terra, a chamada ‘Carne’, que consome tudo o que vê pela frente. Como soldados, precisamos reverter essa situação, derrotando o Xenobiólogo infectado, Yuri Markov, quem começou o apocalipse.

Desde cenários, inimigos e chefões, os usos de carne na arte do jogo — incluindo entranhas e órgãos — deixam Iron Meat visceral. Toda essa carnificina são misturadas com máquinas, plataformas e veículos semelhantes às escolhas artísticas usadas em DOOM, e mais distante, mas não muito, Scorn — apesar das mãos inigualáveis do H. R. Giger nesse último.

Para lutar contra a ‘Carne’, temos acesso a armas, representadas por letras, que podem ser adquiridas durante as fases. Podemos usar dois tipos diferentes de armamentos por vez, e aprimorá-los ao pegar o mesmo tipo duas vezes.

Nesse sistema, temos certo grau de variedade e até mesmo alguma estratégia para usá-las, já que perdemos acesso à arma equipada quando morremos com ela (você não que perder a espingarda). Nada disso é novo para jogadores de Run & Gun, mas estamos diante de um ‘arroz e feijão’ muito bem feito, apesar de certa limitação, falando em variedade de equipamentos.

Iron Meat
Foto: Retroware

Iron Meat pode ser muito difícil

Agora devidamente munidos, precisamos passar por nove níveis até chegar à Lua. A Retroware faz jus as suas inspirações trazendo uma trilha sonora pesada e que se encaixa perfeitamente com a visceralidade que falamos acima. As faixas são bem marcantes e nos coloca em um mundo pós-apocalíptico dominado por carne e sangue enquanto explodimos bestas bizarras.

Levantamos a dificuldade como pilar para jogos Run & Gun, e nesse ponto a coisa fica um pouco complicada. Levei cerca de 2h30 para terminar minha primeira run em Iron Meat no modo normal, o que é pouquíssimo tempo, principalmente com tantas mortes no meio do caminho. Para aqueles que buscam desafio, recomendo ir direto no modo difícil, que tem mudanças substanciais e deixa o game com outra pegada.

Ao mudar o modo de jogo, percebi que o número de inimigos aumentou, assim como a vida deles. Outro fator interessante foi alteração nos cenários, como restos de máquinas que deixam obstáculos elétricos ao morrerem.

Os projéteis inimigos também estão bem mais rápidos, quando comparado ao modo normal, e as vidas caem pela metade, para 8. Outra coisa que fica muito evidente no modo difícil é o tamanho das fases. Elas são muito longas, muito mesmo, mas esse tamanho é quase imperceptível no modo normal.

O abismo entre a dificuldade dos modos é gigantesco. Então se você quer ter uma experiência mais fiel à era de ouro dos Run & Gun, boa sorte no modo difícil. Vale destacar que mesmo com esse aumento de dificuldade, Iron Meat não é injusto, diferente de Contra III: The Alien Wars, um verdadeiro inferno.

Iron Meat
Foto: Retroware

Chefes

Falando agora das lutas contra os chefes, Iron Meat apresenta inimigos carnudos, normalmente uma mistura entre veículos, robôs e carne. Os designs deles são bacanas, mas a dificuldade, pelo menos em alguns, não acompanham essa feracidade.

Mesmo no difícil, os padrões e as dificuldades dos chefes só melhoram do meio para o final. Nas primeiras lutas você vai se pegar repetindo os mesmos movimentos por minutos, mudando de figura um pouco mais no final. É uma pena, afinal estamos falando de um jogo baseado em Contra.

Veredito: Iron Meat é bom?

Iron Meat é um ótimo Run & Gun, carregando esses pilares criados há décadas com facilidade, incluindo a ação, dificuldade e uma trilha sonora de peso. Talvez você tenha que ajustar a dificuldade para uma experiência mais desafiadora.

Se você é um jogador que, além de tudo o que foi falado acima, gosta de conquistas, desbloqueáveis e skins, podemos estar diante de uma ótima pedida. Pode não ser grandes incentivos para refazer o jogo várias vezes, e de fato não são, porém Iron Meat tem sim uma veia ‘complecionista’ que promete desafiar o mais hardcore dos jogadores.

Pontos positivos

  • Arte e design com carne e máquinas excelentes;
  • Trilha sonora que faz jus à ação;
  • Boa dificuldade, principalmente no modo difícil;
  • Run & Gun sólido.

Pontos negativos

  • Chefe um pouco repetitivo;
  • Fases muito longas.

Detalhes

  • Onde jogamos: Xbox Series S
  • Tempo de jogo: 7h55
  • Versão analisada: v1.0.0.5
  • Gamertag: Cavalheiro#1502
  • Também disponível em: Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5 e Xbox One

*Chave fornecida pela Retroware via Keymailer

Next Post

Cobra Kai: segunda parte da 6ª temporada ganha trailer

No mercy! A Netflix liberou o trailer da segunda parte da 6ª e última temporada de Cobra Kai. A continuação da icônica franquia de Karatê Kid retornou neste ano, em três partes. A primeira já está disponível no streaming (leia a resenha). Do mesmo modo, a segunda tem estreia marcada […]
Cobra Kai