A Playground Games, desenvolvedora de Fable e Forza Horizon, anunciou que Forza Horizon 5 será lançado para PlayStation 5 no outono deste ano (entre março e junho).
Segundo o estúdio, o port está sendo desenvolvido pela Panic Button, em parceria com a Turn 10 Studios e a própria Playground Games. A versão para PS5 contará com o mesmo conteúdo das edições de Xbox e PC, incluindo as expansões Hot Wheels e Rally Adventure, que estarão disponíveis para compra. A desenvolvedora também confirmou que o recurso cross-play estará disponível entre todas as plataformas.
Forza Horizon 5 não é o primeiro
Esse é um dos grandes jogos first-party do Xbox a ser lançado na plataforma concorrente. Outros exemplos anteriores incluem Call of Duty: Black Ops 6, que seguiu o “rito multiplataforma” da franquia, e Indiana Jones e o Grande Círculo, também anunciado para PS5.
A decisão reflete a nova estratégia da Microsoft, que busca expandir o alcance de seus títulos para o maior número possível de plataformas, rompendo com a tradição de exclusividade de fabricantes de consoles. Esse movimento começou no início de 2024, com a chegada de quatro jogos do Xbox Game Studios ao PS5: Hi-Fi Rush, Sea of Thieves, Pentiment e Grounded. Os últimos dois títulos também chegaram ao Nintendo Switch.
Rumores já apontavam que o game de corrida estaria programado para chegar na concorrente direta do Xbox, assim como outros títulos que ainda não foram confirmados. Entre eles estão Halo: the Master Chief Collection e Senua’s Saga Hellblade II.
Em entrevistas recentes, o CEO da divisão Microsoft Gaming, Phil Spencer, afirmou que a empresa pretende continuar levando seus jogos para outras plataformas, incluindo ao Nintendo Switch 2. Boatos apontam que muitos jogos do lado verde da força estariam recebendo ports para o mais novo console da Nintendo.
Spencer comentou que o hardware do Xbox será tratado como a melhor plataforma para se jogar videogames e pretende se diferenciar com recursos exclusivos nos consoles Xbox.
Também foi revelado que a Microsoft foi a maior publicadora de jogos em dezembro de 2024. Segundo a empresa de dados Ampere, 64% dos gastos com jogos do Xbox vieram do PlayStation.
Fonte: Forza.net