Quem nunca perdeu minutos (ou horas?!) tentando embarcar na estação Sé do metrô? Pois é. Mas, enquanto aguarda pelo próximo trem, que tal visitar a Expo Troféu HQMIX? De 10 a 31 de agosto, haverá painéis com os nomes e amostras dos trabalhos dos artistas vencedores do 27º Troféu HQMIX, o “Oscar dos quadrinhos” no Brasil.
Além de entreter os passageiros durante a “hora do rush”, a iniciativa visa levar os gibis a pessoas que não estão acostumadas a consumi-los ou que desconhecem as produções nacionais. “A ideia é chamar o público que não é leitor de quadrinhos ou que lê pouco”, diz Will, experiente (e premiado) quadrinista e um dos organizadores da exibição.
Para alcançar o objetivo de aumentar a popularidade das HQs, a Exposição HQMIX traz obras famosas como Astronauta – Singularidade, Graphic MSP publicada pela Panini, O Quinto Beatle, da Editora Aleph, e a Ocupação Laerte, do Itaú Cultural. Com acesso fácil, o material está perto dos bloqueios (ou “catracas”, se preferir) da Sé.
Na última quinta-feira (13/08), data em que o Boletim Nerd conferiu a atração, estiveram presentes os vencedores do HQMIX Laudo Ferreira (Desenhista Nacional, por Yeshuah vol. 3), Flavio Soares (Publicação de Tira, por A Vida com Logan – Para Ler no Sofá), Flávio Luiz (Publicação Infanto-Juvenil, por Aú, o Capoeirista e o Fantasma do Farol) e André Diniz (Destaque Internacional, por 7 Vidas – título já lançado em Portugal).
Parte do programa Linha da Cultura, do metrô de São Paulo, a Exposição HQMIX valoriza os artistas brasileiros e ainda deve circular por outras duas estações.
A cerimônia de entrega do 27º Troféu HQMIX acontecerá no SESC Pompeia, no dia 12 de setembro, às 17h, com entrada gratuita.
Veja a lista completa dos premiados pelo “Oscar dos quadrinhos” nacional, no link: