O Museu da Imagem e do Som (MIS) recebe a partir do dia 4 de dezembro a exposição “Bob Esponja: A Experiência”, dedicada a celebrar os 25 anos dos personagens da Fenda do Biquíni. Os visitantes que forem a exposição irão se deparar com uma experiência imersiva, além de vários detalhes.
Direto da Fenda do Biquíni
Bob Esponja foi criado por Stephen Hillenburg, um biólogo marinho e animador norte-americano que tinha uma paixão por oceanografia e animação. Inicialmente, Hillenburg trabalhou como educador e desenvolveu um interesse profundo por como a vida marinha poderia ser representada de maneira divertida e educativa.
A ideia para Bob Esponja surgiu a partir de um curta-metragem que Hillenburg criou nos anos 90 para um projeto de animação para o canal Nickelodeon. Esse projeto se chamava The Intertidal Zone, um filme educativo sobre a vida marinha, no qual ele já explorava animais como esponjas do mar. Com isso, Hillenburg decidiu transformar a esponja em um personagem mais humanizado e carismático, o que culminou no personagem que viria a ser Bob Esponja.
O nome “Bob Esponja” (SpongeBob SquarePants, no original em inglês) foi escolhido para ser simples, acessível e engraçado. O conceito de um personagem de esponja que morava no fundo do mar, com um estilo de vida alegre e um trabalho como cozinheiro no restaurante “Siri Cascudo“, foi rapidamente desenvolvido. Hillenburg criou um mundo cheio de personagens excêntricos, incluindo Patrick, o melhor amigo de Bob Esponja, e Lula Molusco, seu vizinho rabugento.
A Exposição
A exposição promete uma jornada multissensorial imersa no otimismo contagiante dos moradores da Fenda do Biquíni. Ocupando cerca de mil metros quadrados, a exposição reúne um acervo raro com mais de 80 itens que convidam os fãs a explorar os bastidores e a evolução da produção, celebrando sua trajetória desde o início até os dias de hoje.
Entre os destaques, está a primeira aparição de Bob Esponja Calça-Quadrada na versão original digitalizada da revista The Intertidal Zone, permitindo aos visitantes folhearem virtualmente a publicação e reviverem a estreia do personagem.
A mostra conta ainda com esquetes originais, croquis e ilustrações que retratam a evolução do desenho ao longo dos anos, além de itens de colecionadores e making-of que revelam o processo criativo da série e figurinos da adaptação brasileira do premiado ‘Bob Esponja, O Musical’, da Broadway.
Esta é uma oportunidade única para conhecer a fundo a história de Bob Esponja Calça-Quadrada, seu criador Stephen Hillenburg e a jornada que conquistou fãs ao redor do mundo.