Entrevista: Silvero Pereira, intérprete de Lunga em Bacurau

Fenômeno do cinema nacional, o filme Bacurau, dirigido pela dupla Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles (ambos de Aquarius), foi lançado no final de agosto do ano passado, recebendo elogios tanto da crítica quanto do público. Em um violento e curioso retrato de um futuro próximo do Brasil, a produção tem no personagem Lunga, vivido por Silvero Pereira (A Força do Querer), um de seus principais destaques – inspirando até fantasias de Carnaval.

Em Bacurau, Lunga (Pereira) é o herói de um violento sertão brasileiro. (Foto: Divulgação)

Durante exibição do aclamado longa-metragem no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, em janeiro, pudemos entrevistar o intérprete de Lunga, que comentou sobre a repercussão da obra, representatividade e o impacto em sua carreira, além de detalhar o personagem para os públicos que ainda não assistiram a Bacurau.

Abaixo, você confere o bate-papo completo:

Para quem ainda não assistiu ao filme, o que você pode contar sobre Lunga, o seu personagem?

Silvero Pereira: Lunga está foragido e procurado pelas autoridades. Ela representa uma resistência para a comunidade de Bacurau. Embora, não esteja na cidade, a comunidade sabe de seu esconderijo, mas à protege. Lunga pode ser uma forma de combate.

Por que Bacurau é um filme tão importante para o cinema brasileiro?

Silvero Pereira: Primeiro por ser um filme rodado no Nordeste com elenco de diversos lugares do Brasil e por ser uma obra, que embora fictícia, faz reflexão sobre as questões sociais e políticas do nosso país. Trata-se de um filme cheio de alegorias e que, com cenas de alívio cômico e trágico, faz o expectador pensar e se identificar com diversas discussões levantadas.

Durante a produção do filme, vocês esperavam esse sucesso todo?

Silvero Pereira: Não esperávamos! Tínhamos uma grande alegria e satisfação, uma grande crença de que estávamos fazendo um belo trabalho. Entretanto, jamais imaginei que chegaríamos tão longe e se tornado a produção mais comentada e aclamada no Brasil e outros países.

Qual o impacto de Bacurau na sua carreira?

Silvero Pereira: Imenso! Bacurau desconstruiu a imagem do artista Silvero de um personagem só. Esse filme fez com que produtores e diretores passagem a me enxergar como um ator cheio de facetas. Os trabalhos que estou realizando agora para o streaming tem a ver com o sucesso de Bacurau, pois foram convites que vieram após o filme e com personagens bem diversificados.

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.