Mauricio de Sousa – O Filme chega aos cinemas em 23 de outubro, contando a trajetória do pai da Turma da Mônica. Estivemos na cabine e coletiva de imprensa, realizada no Cine Marquise (SP), onde jornalistas e influencers puderam assistir em primeira mão à exibição e participar de um bate-papo com o ator Mauro Sousa, Diego Laumar e o diretor e roteirista, Pedro Vasconcelos.
O filme é produzido pela Focus Films e Boa Ideia Entretenimento, com coprodução da Star Original Productions, colaboração da MSP Estúdios e baseado no livro Mauricio – A Historia Que Não Está No Gibi.
Emoção a flor da pele
O ator Mauro Sousa, que também é filho do quadrinista, conta a emoção de interpretar seu pai nos cinemas. “É meu primeiro filme e a emoção estava à flor da pele. Nós gravamos durante 2 meses e eu ligava para ele todos os dias para perguntar sobre uma cena específica ou situações da vida dele. Ficamos horas e horas conversando e ele ia se aprofundando em cada detalhe. Foi um momento muito especial. Eu falo que tive uma preparação durante a vida toda, eu fui relembrando o jeito, o sentimento e as manias do meu pai.”
Mauro conta que Mauricio ainda não assistiu ao longa finalizado, apenas cortes, e diz que ele se surpreendeu com o que viu. “Foi uma emoção enorme, lágrimas e sorrisos do começo ao fim. Eu lembro que ele olhou para mim e para o telão e falou que as coisas tinham realmente acontecido daquele jeito. Ele também pegava a minha mão e apertava com orgulho.”
O ator também explicou que Mauricio de Sousa participou da construção do roteiro e da montagem do filme. “Ele queria um filme leve e para toda a família. Queria contar uma parte tão importante de sua vida. Mostrar como foi a criação da turminha, sua primeira revista em quadrinhos, a sua relação com a família, com os filhos e seu trabalho”, afirmou.
Cena inédita
Durante a coletiva, perguntamos ao ator Mauro Sousa se a obra tinha alguma história do Mauricio que foi gravada, mas foi retirada da edição final. Sousa respondeu: “Sim, gravamos a cena em que meu pai conhece a Alice Takeda, para quem não sabe, ela é a minha mãe (risos). Ficou uma cena tão emocionante, mas infelizmente não fez sentido estar na edição final. Uma pena”, lamentou.
Estreia com o pé direito
Diego Laumar, que fez o Mauricio criança, falou sobre o desafio de interpretar o pai da Monica nos cinemas. “Foi muito divertido fazer um personagem tão carinhoso e divertido. Esse é o meu primeiro filme e espero fazer muitos outros.”
O ator também comentou sobre a dificuldade de fazer as cenas em que o Mauricio participa de concursos de calouros nas rádios. “Eu amo cantar, mas estava muito inseguro, tive preparação, o Pedro (diretor) me ajudou, mas não consegui. Então, eles acharam em Goiânia–GO um ator que tem a voz parecida com a minha e eu dublei ele”, afirmou.
Ao mestre, com carinho
O diretor e roteirista do filme (juntamente com Paulo Cursino), Pedro Vasconcelos, relembra que cresceu lendo as revistas em quadrinhos da turma e comentou também que é uma tradição passada para seus filhos. “Quis prestar uma homenagem em vida e retribuir um pouco do tanto que ele já fez por mim e por tantas pessoas. Ele, de certo modo, me indicou o caminho da direção de cinema através dos seus quadrinhos”, disse.
Vasconcelos relatou que, para a cinebiografia, ele quis contar a trama como uma história em quadrinhos. “Em 99% do filme, a câmera está travada, sem movimento, e as cenas acontecem dentro desses quadrinhos. Queria trazer a essência das revistinhas.”

Pedro também trouxe algumas curiosidades sobre a construção do filme, como as ilustrações dos personagens apresentadas no decorrer da história.
“Levei meu cunhado, Eduardo Saquete, que é desenhista para a produção do filme. Durante as filmagens, ele fazia o storyboard das gravações. No decorrer das filmagens, surgiu um problema e ficamos pensando em quem ia reproduzir os desenhos do Mauricio? Fizemos uma reunião e todos olharam para o Edu. Problema previamente resolvido, o Edu tinha 7 dias para apresentar as ilustrações que seriam usadas no filme. Então, levamos para o Mauricio aprovar e, para nossa surpresa, ele perguntou: ‘Quem fez, fui eu?’, demos risadas e eu expliquei que ele seria seu dublê de desenhos no filme. E assim o Edu foi aprovado.”
Mais sobre Mauricio de Sousa – O Filme
O título conta sobre o início da trajetória de Mauricio de Sousa, o mais importante quadrinista do Brasil, e como ele criou seus personagens mais famosos. Responsável por dar vida a figuras icônicas que marcaram gerações, o filme é protagonizado por Mauro Sousa, filho do artista.
A produção acompanha a jornada de Mauricio desde a infância, passando pela descoberta e paixão pelos quadrinhos, até a construção de uma carreira considerada impossível na época, incluindo suas aventuras para se sustentar e alcançar o sucesso profissional.
O longa conta com a participação de: Nathalia Lage (Nila), Emilio Orciollo Netto (Tonico), Thati Lopes (Marlene), Elizabeth Savalla (Vó Dita) e grande elenco. Mauricio de Sousa – O Filme, está em cartaz a partir de 23 de outubro. Não perca a oportunidade de rir e se emocionar.

