Efeitos Colaterais: teoria da conspiração em trama envolvente 

Efeitos colaterais brinca com teoria da conspiração de forma envolvente 
Foto: Adult Swim

Efeitos Colaterais brinca com a teoria da conspiração de que as empresas farmacêuticas e o governo mantêm a população doente propositalmente – pelo menos, é isso que Marshall, personagem principal da animação, tenta nos vender.

No primeiro episódio, durante uma conferência, vemos o micólogo Marshall confrontar o CEO de uma companhia farmacêutica sobre a poluição gerada pela empresa em uma área onde crescem espécies de plantas raras.

Para os presentes, pode parecer que ele é apenas um hippie, mas Frances, a assistente do CEO, o reconhece, pois foram colegas de escola. Com esse reencontro, somos apresentados ao misterioso cogumelo azul.

Marshall afirma ter descoberto o remédio para todas as doenças da humanidade. Para provar sua teoria, ele quebra o pescoço de um pombo e ingere o cogumelo presente em seu corpo, fazendo com que o animal volte à vida.

Na esperança de ganhar uma promoção ao apoiar essa descoberta, Frances mantém contato com Marshall, que acaba desaparecendo ao perceber que está sendo espionado.

À medida que a série se desenrola, somos apresentados a policiais que não conseguem entender por que estão investigando Marshall, além de dois assassinos contratados pela indústria farmacêutica para eliminá-lo.

Um momento importante ocorre quando Marshall reencontra uma velha amiga; ele revela que descobriu o cogumelo azul e explica como ele pode curar qualquer doença e qual ambiente é necessário para seu desenvolvimento. Surpreendentemente, ela tenta roubar o cogumelo de Marshall, chegando a atirar nele, mas ele consegue escapar e se manter seguro.

Em contrapartida, somos apresentados aos problemas de Frances. Sua mãe, que sofre de demência, reside em um lar para idosos que constantemente cobra Frances devido à mensalidade atrasada. Durante uma visita, Frances recebe de Marshall um presente: um cogumelo azul para oferecer à sua mãe.

Cheia de esperança, ela adiciona o cogumelo à papa e alimenta sua mãe, mas os resultados de melhora não aparecem. Percebendo que o misterioso cogumelo não funciona, Frances deixa recados críticos para Marshall, acusando-o de alimentar falsas esperanças.

Após uma série de acontecimentos – que evitarei revelar para não entregar spoilers – Frances recebe outra ligação do lar e descobre, para sua surpresa, que sua mãe está lúcida e curada da demência que a afligia há anos.

Com os efeitos do cogumelo comprovados, Frances decide buscar Marshall para ajudá-lo a disponibilizar essa cura para todas as pessoas, sacrificando sua promoção em prol de uma causa maior.

A série está em seu quarto episódio na Max sendo desenvolvida pelo estúdio Adult Swim, mesmo desenvolvedor de Rick e Morty.

Next Post

Conheça a história do Hulk Vermelho nos quadrinhos

O Hulk Vermelho, ou Red Hulk, é a identidade alterada de Thaddeus E. “Thunderbolt” Ross, um personagem inicialmente introduzido como o implacável inimigo de Bruce Banner e seu alter ego, o Hulk. Ao longo dos quadrinhos, Ross passa de um general militar obsessivo à uma poderosa figura monstruosa, marcada por […]
Conheça a história do Hulk Vermelho nos quadrinhos