O diretor Danny Boyle e o roteirista Alex Garland retornam ao universo da franquia “Extermínio” com o longa Extermínio: A Evolução, que chega aos cinemas em 19 de junho. Em vídeo divulgado pela Sony Pictures, a dupla comenta o processo criativo por trás do novo capítulo da série e detalha as escolhas narrativas para retratar um mundo devastado quase três décadas após o surto do vírus da raiva.
Segundo Garland, a proposta foi imaginar “como o mundo se reconstruiria após um apocalipse” e o que restaria da sociedade britânica depois de 28 anos de isolamento. Ele explica que as conversas iniciais da equipe envolviam pensar “o que significa 28 anos depois, se a infecção ainda estiver presente no Reino Unido”. Uma das questões centrais do novo filme é: “o país foi essencialmente abandonado?”
A trama se inicia em uma ilha chamada Holy Island, que, segundo Garland, “é protegida por uma passagem estreita que pode ser defendida”, mas onde há “falta de máquinas, eletricidade ou combustível”. Essa ausência de estrutura tecnológica leva os personagens a uma realidade onde “tudo que cerca a vida moderna se torna inútil”.
Boyle, ao comentar sobre os infectados, afirma que eles não são mortos-vivos tradicionais. “Eles não morreram e voltaram à vida. São pessoas vivas que ficaram doentes, infectadas com o vírus da raiva”, disse. A dupla questiona o que aconteceria com alguém que sobrevivesse 28 anos nesse estado e como isso se refletiria fisicamente. “Eles precisam beber, precisam comer. Se sobreviveram por tanto tempo, o que teriam se tornado? Seriam semelhantes a algo do reino animal?”, reflete Garland.
Ainda de acordo com os criadores, o filme busca provocar uma sensação de “intensidade sufocante”, apostando em imagens que “aterrorizem o público”. Para Boyle, há um “elemento visceral no cinema” e, por isso, é necessário “ir até onde for possível”.
O filme é estrelado por Jodie Comer, Aaron Taylor-Johnson, Ralph Fiennes, Jack O’Connell e Alfie Williams, com produção executiva de Cillian Murphy, que protagonizou o primeiro filme da franquia, lançado em 2002.