Celebrado em 25 de maio, o Dia da Toalha (ou Dia do Orgulho Nerd) é uma data originalmente criada para homenagear o escritor Douglas Adams – criador da série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias. Nesse contexto, a comunidade nerd vem ganhando cada vez mais força nos mais diversos mercados – seja na ciência, cultura pop, tecnologia, games, música e até em empreendedorismo.
Dia do Orgulho Nerd: o que é e qual seu significado
O Dia da Toalha a princípio foi criado como uma homenagem ao escritor Douglas Adams. Com o falecimento do escritor em 2001, a comunidade de fãs de ficção científica escolheu o dia 25 de maio – duas semanas após a morte do autor – e a toalha – um elemento icônico na série de livros do autor – como uma forma de celebrar toda a obra e demarcar também o Dia do Orgulho Nerd.
Segundo Júlia Chagas, diretora de marketing da Alura, avanços tecnológicos e a expansão do mercado de entretenimento serviram para catalisar o crescimento da comunidade nerd e levaram à uma valorização do conhecimento especializado – os olhos do mundo novamente se voltam aos nerds.
” Ser nerd agora é sinônimo de paixão, conhecimento especializado e habilidades técnicas em áreas como tecnologia, programação, empreendedorismo e cultura pop. Além disso, a tecnologia facilitou a disseminação de informações e a formação de comunidades online, permitindo que os nerds se conectassem, compartilhassem conhecimentos e encontrassem pessoas com interesses semelhantes. Essa interação possibilitou a criação de espaços onde a expertise e o conhecimento especializado são valorizados, fortalecendo essa a imagem positiva.”, completa a executiva.
Perfil geral do Nerd
Dessa forma, a Alura, ecossistema de ensino em tecnologia , realizou um mapeamento para compreender quem é o “nerd moderno” e como ele se insere no setor de tech. Confira:
Idade:
20% entre 18 e 24 anos
52% entre 25 e 34 anos
22% entre 35 e 44 anos
9% entre 45 e 54 anos
1% +64 anos
Estado:
42% do Estado de São Paulo
9% do Estado do Rio de Janeiro
6% do Distrito Federal
6% do Estado do Paraná
4 % do Estado da Paraíba
Hobbies
86% aficionados por computadores de alta performance
54% fãs de séries de ficção científica ou fantasia
66% fãs de filmes de ficção científica ou fantasia
47% são fãs de heavy metal
22% fazem compras como hobby
Personas
Persona 5: (14% dos entrevistados)
35-44 anos; público masculino; gamers casuais; entusiastas de notícias de entretenimento;
Afinidades únicas: beauty mavens; entusiastas de DIY (Do It Yourself); fãs de quadrinhos e animação; donos de gatos; fãs de filmes familiares.
Persona 4: (14% dos entrevistados)
18-24 anos; público masculino; fãs de futebol; fãs de jogos de aventura e estratégia;
Afinidades únicas: fãs de Basquete; fãs de games de esporte; frequentemente participam de eventos ao vivo; entusiastas de health & fitness.
Persona 3: (15% dos entrevistados)
18-24 anos; fãs de Heavy Metal, indie rock e rock alternativo;
Afinidades únicas: Entusiastas de jazz; fãs de Blues; entusiastas por cozinha; fãs de Rap e Hip-hop.
Persona 2: (27% dos entrevistados)
25-34 anos; público masculino; entusiastas de computadores de alta performance; fãs de jogos de aventura e estratégia.
Afinidades únicas: Fãs de jogos de corrida e simuladores; fãs de música eletrônica; ãs de indie rock e rock alternativo; audiófilos; fãs de Role Playing Games (RPG);
Persona 1: (28% dos entrevistados)
25-34 anos; público feminino; profissionais de negócios; fãs de séries de drama;
Afinidades únicas: Entusiastas de Decorações de Casas; entusiastas de fotografia; adeptos de viagens de luxo e viagens em família; fashionistas.