Durante o evento Unreal Fest 2025, realizado em Orlando, a CD PROJEKT RED e a Epic Games apresentaram uma demonstração técnica de The Witcher 4 com uso da Unreal Engine 5. A apresentação ocorreu na abertura do painel State of Unreal e mostrou as ferramentas gráficas e de desempenho utilizadas no desenvolvimento do jogo.
Segundo Michał Nowakowski, co-CEO da CD PROJEKT RED, a demonstração marca um ponto importante no projeto. Já o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, destacou a colaboração entre as empresas para impulsionar inovações no desenvolvimento de ambientes interativos em larga escala.
Ciri em cenário inédito
A demonstração acontece na região inédita de Kovir, onde a protagonista Ciri percorre áreas montanhosas e florestas até a cidade portuária de Valdrest. A demonstração técnica destacou tecnologias como Nanite Foliage, o Unreal Animation Framework e a integração com o sistema Mass AI para multidões, além de renderização de personagens com o MetaHuman e o uso do ML Deformer para detalhes corporais em animações.
A 60 quadros por segundo no PS5
Os recursos foram apresentados rodando a 60 quadros por segundo no PlayStation 5, com suporte confirmado para outras plataformas. A parceria entre CD PROJEKT RED e Epic Games foi iniciada em 2022 com o objetivo de expandir as capacidades da Unreal Engine 5 para jogos de mundo aberto. Parte das ferramentas exibidas será liberada a partir da versão 5.6 do motor gráfico para desenvolvedores de outros estúdios.
The Witcher 4 é um RPG de mundo aberto para um jogador estrelado por Ciri. O jogo promete o início de uma nova saga no universo da franquia.