Até então um aliado na série, Thokk, a Besta de Batalha, teve sua primeira aparição como inimigo de Invencível e dos Guardiões do Globo. Após se decepcionar com o nível de poder de seus adversários, Battle Beast decidiu encerrar a luta pulando em um teletransporte para fora da Terra.
Thokk é originalmente do planeta Dornn, um mundo que sofria constantemente com guerras civis. Ao se tornar forte com a idade e desenvolver um desejo por batalhas, a Besta devastou todos os combatentes de seu planeta, encerrando os conflitos e transformando o lugar em uma utopia.
Ao perceber que seu desejo por lutas colocaria em risco a paz conquistada, ele decide deixar seu lar em busca de oponentes dignos o suficiente para matá-lo.
Poderes
Thokk pertence a uma raça de guerreiros leões, nascendo para ser uma verdadeira máquina de caça. Seus sentidos são aguçados, especialmente em comparação com os de um humano, e seu faro é capaz de detectar presas a grandes distâncias.
Graças ao seu bigode felino, ele consegue sentir minúsculas alterações na direção do vento. Sua força física e conhecimento em combate superam até mesmo os viltrumitas — com exceção do líder, Thragg.
Ele também é especialista em armas brancas, como espadas e machados, e possui uma mordida capaz de perfurar qualquer tipo de pele.
Descoberta da Terra
Durante sua viagem intergaláctica, Thokk encontrou uma tripulação alienígena e os derrotou a bordo da nave, forçando os sobreviventes a revelar a localização de um planeta com oponentes poderosos: a Terra.
Besta de Batalha se aliou ao vilão Face Mecânica, esperando enfrentar os mais fortes do planeta. Após Invencível e Titan tentarem deter Face Mecânica, o chefe do crime convoca Thokk para ajudá-lo na luta. Enquanto os outros Guardiões estão ocupados com capangas, Sansão Negro e À Prova de Balas ficam encarregados de enfrentar Thokk.
Besta de Batalha quase mata ambos. Decepcionado com os adversários, ele salta para um buraco de teletransporte e deixa a Terra, retornando para sua nave em busca de novos desafios.
Aprisionado
Após deixar a Terra, Thokk foi capturado por uma raça conquistada pelos viltrumitas. Besta de Batalha foi libertado depois que Allen, o Alien, iniciou uma rebelião na prisão para resgatar Nolan. Ele decide ajudar Allen por acreditar que isso o levaria a adversários dignos que pudessem satisfazer sua sede por batalha.
Ao encontrarem Nolan em uma sala de execução, eles enfrentam dois viltrumitas. Thokk enfrenta um deles sozinho, vencendo com relativa facilidade. Após Allen abrir um buraco na nave, Besta de Batalha fica vagando pelo espaço.
Coalizão
Um grupo de busca da Coalizão de Planetas encontra Thokk à deriva no espaço. Ele acaba se unindo à Coalizão, tornando-se uma arma secreta do grupo. Quando um traidor revela a localização da base, a Coalizão decide atacar o planeta Viltrum, dando início à Guerra Viltrumita.
Ao chegarem ao planeta, são recebidos pela viltrumita Thula, que é derrotada pela Besta de Batalha sem grandes dificuldades. Após ficar inconsciente por alguns minutos por causa da explosão de Viltrum, Thokk parte para cima de Thragg, que o derrota com facilidade.
O fim da Besta
Após o término da guerra em Viltrum, Thokk participa de algumas missões e acaba conhecendo Thresa, que o ajuda em seu treinamento para que ele possa enfrentar Thragg de igual para igual. O viltrumita havia fugido para um planeta desconhecido.
Com a localização de Thragg descoberta, Besta de Batalha parte imediatamente para o confronto. Thresa se declara para o leão e tenta ajudá-lo na luta, mas Thokk insiste em uma batalha justa. Após um combate sangrento e muito equilibrado, Thragg consegue derrotar a Besta. Após sua morte, sua pele se torna um símbolo de poder — que Thragg usa para exibir sua força.
Legado
É revelado que Thokk teve uma filha. Sem conseguir conter seu desejo por batalhas, a jovem leoa inicia um massacre contra seu próprio povo. Ao descobrir que seu pai foi morto por um viltrumita, ela jura exterminar toda a raça.