Colorful Stage! O Filme: Hatsune Miku transmite amor através da música

Sally Borges
Hatsune Miku
Foto: Cinecolor Films Brasil

Hatsune Miku está finalmente entre nós! Após algumas alterações nas datas, Colorful Stage! O Filme: Uma Miku Que Não Sabe Cantar estreia nesta quinta-feira (5) nos cinemas brasileiros. Distribuído pela Cinecolor Films Brasil, o filme chega com uma história cativante sobre amizade, empatia e um lindo significado para a música.

Hatsune Miku: um fenômeno

Desenvolvida pela Crypton Future Media, Miku foi lançada em 2007 como um voicebank para a Vocaloid, software que transforma texto em música. Cada fala do programa, criado pela Yamaha Corporation, é feita a partir de fonemas gravados por um ator ou atriz de voz.

A personagem, por sua vez, estava longe de ser apenas uma simples criação para a cultura Vocaloid. Hatsune Miku, cujo nome em japonês foi escolhido para significar “o primeiro som do futuro”, se tornou a personificação de uma ídolo virtual.

Uma proposta que deu ainda mais certo ao ganhar a voz de Saki Fujita, conhecida por dublar Torako (“Minha Amiga Nokotan é um Cervo”), Remon (“Boruto”) e Ymir (“Attack on Titan”). A mascote oficial da Crypton arrematou de vez o carisma do público com seus looks futuristas e longos cabelos de cor turquesa, desenvolvidos pelo ilustrador Kei Garou.

Desde então, Miku se tornou um fenômeno na Ásia, movimentando milhares de produtos licenciados, aumentando as vendas de cada edição da Vocaloid, sendo o rosto dos festivais de inverno de Sapporo, rodando o mundo com apresentações em holograma – incluindo no Brasil – e sendo protagonista de vários games, como o mobile Project Sekai: Colorful Stage! feat. Hatsune Miku.

Hatsune Miku
Foto: Cinecolor Films Brasil

Uma Miku Que Não Sabe Cantar

E foi a partir deste jogo que o estúdio P.A. Works desenvolveu Colorful Stage! O Filme: Uma Miku Que Não Sabe Cantar, sob a direção de Hiroyuki Hata (“Iroduku: O Mundo nas Cores”). Na trama, Miku vê sua música perder força não apenas em seu mundo, mas em vários outros, deixando o verdadeiro significado da melodia de lado.

O longa começa com a cantora Ichika Hoshino em uma loja de CDs, ouvindo a canção de Miku, a qual nunca havia escutado antes. Miku, então, aparece para Ichika e chama a atenção da doce personagem. Entretanto, ela só retorna para Hoshino mais tarde, depois de ouvi-la cantar durante uma apresentação de rua.

Encantada, Miku confidencia a Hoshino sobre seu drama: por mais que cante, sua música não consegue mais tocar o coração das pessoas. É a partir deste momento que a jornada da protagonista ultrapassa universos, em meio à personagens dispostos a concluir seu objetivo: o de salvar vidas com melodias.

Sobretudo, o filme traz personagens que estão passando por algum momento conturbado, seja nos estudos ou na vida adulta, que se esquecem da empatia do próximo, das boas amizades e até mesmo de olhar para dentro de si mesmos. Ao longo da história, eles se dão conta da mensagem universal que só a música é capaz de transmitir, evocando emoções e restabelecendo laços verdadeiros.

Hatsune Miku
Foto: Cinecolor Films Brasil

Do Japão para o mundo

Colorful Stage! O Filme estreou no Japão em novembro do ano passado, ficando por cinco semanas no Top 10 das bilheterias nacionais e acumulando um total de 1 bilhão de ienes, o equivalente a 39 milhões de reais. No Brasil, chega como uma confirmação da popularidade da franquia Project Sekai e endossa uma base de fãs dedicada a consumir tudo relacionado a Miku, da Vocaloid ao cosplay da personagem.

O filme traz ainda a participação de outras criações da Vocaloid que ganharam fama com Miku ao longo dos anos. Além disso, os fãs poderão apreciar uma trilha sonora com os clássico “Tell Your World”, “Melt” e “ROKI”; bem como uma um espetáculo audiovisual pós-créditos, que promete emocionar os fãs frente às telas.  

Next Post

Trailer de Wicked: Parte 2 tem embate entre Elphaba e Glinda

O primeiro trailer de Wicked: Parte 2 foi lançado nesta quarta-feira (4). A sequência dirigida por Jon M. Chu estreia nos cinemas em novembro e traz o reencontro entre Elphaba, interpretada por Cynthia Erivo, e Glinda, vivida por Ariana Grande. Na prévia, as personagens aparecem em lados opostos no conflito […]
Trailer de Wicked: Parte 2 tem embate entre Elphaba e Glinda