CCXP24: MSP quer adaptar todos os seus personagens

CCXP24: Entrevistamos Mauro Sousa e Marcos Saraiva
Marcos Saraiva e Mauro Sousa na CCXP24. (Foto: MSP)

Durante a CCXP24, tivemos a chance de entrevistar Marcos Saraiva e Mauro Sousa, diretores-executivos da Mauricio de Sousa Produções (MSP). Saraiva começou na empresa como assistente de Mauricio, passando pela área comercial até chegar à gerência do departamento digital. Já Mauro, muito conhecido por ser filho de Mauricio e inspiração para o personagem Nimbus, já recebeu muitos prêmios ao dirigir 18 espetáculos teatrais da Turma da Mônica.

Durante a conversa, Marcos e Mauro falaram um pouco sobre a participação da marca nas edições da CCXP. Além disso, também comentaram sobre a abordagem de temas sensíveis nas histórias, e sobre as produções audiovisuais da turminha. Por fim, disseram o que podemos esperar dos próximos filmes da MSP. Confira os destaques da entrevista a seguir:

Marcos Saraiva, Mauricio de Sousa, Mauro Sousa e Diego Laumar na CCXP24 - Foto divulgada pela MSP do painel "A Jornada audiovisual da MSP: Os lançamentos que impulsionam o mercado brasileiro"
Marcos Saraiva, Mauricio de Sousa, Mauro Sousa e Diego Laumar na CCXP24 – Foto divulgada pela MSP do painel “A Jornada audiovisual da MSP: Os lançamentos que impulsionam o mercado brasileiro”

A Turma da Mônica sempre se destaca na CCXP. O que atrai tanto os fãs da MSP para o evento? E como que a MSP se prepara para a CCXP todos os anos?

É uma loucura!“, ressaltou Mauro Sousa. “É o ano inteiro pensando em CCXP“. Já segundo Marcos Saraiva, “acabando a CCXP no domingo agora, a gente já começa a pensar na CCXP do ano que vem“.

Saraiva também comentou que os fãs sempre estão a procura de novidades na CCXP, e é exatamente isso o que eles buscam trazer. Como o próprio nome já diz, “experience“, para o diretor-executivo é importante que a MSP entregue uma experiência marcante para seus públicos, trazendo elenco, novidades e conteúdos dos próximos projetos da empresa. Além disso, Saraiva também acredita que o fato da MSP ter públicos de diferentes gerações é uma grande vantagem. “Tem desde o fã mais velho, o adulto, o avô, o tio, os pais, os filhos, então a gente tem também que mesclar um pouco esses conteúdos de experiências pra poder atrair todo mundo“.

Mauro também explicou que, sempre que a MSP está presente no festival, eles sentem uma troca muito grande com o público. Sentem vibração, calor, aconchego. Para ele, “a gente sabe que está aqui no lugar certo, na hora certa“.

Por último, Saraiva também falou um pouco sobre a presença do Mauricio de Sousa na CCXP, destacando que ele é a cereja do bolo. “A presença do Mauricio cativa aqui na CCXP, ele vem todos os anos com a gente, e eu acho que é um pouquinho desse conjunto de coisas que trazem os nossos fãs pra cá“.

Marcos Saraiva - CCXP24 - Foto divulgada pela MSP do painel "A Jornada audiovisual da MSP: Os lançamentos que impulsionam o mercado brasileiro"
Marcos Saraiva na CCXP24. (Foto: MSP)

Sabemos que a MSP e a TdM são duas das marcas mais amadas do Brasil. Por isso, com relação ao painel A “Jornada audiovisual da MSP”, como que é adaptar esses personagens tão amados para a tela?

Eu acho que uma coisa em que a gente não pode errar, é transpor esse personagem para a tela, seja em qualquer mídia que estejamos falando: uma animação, peça de teatro, quadrinho, live action“, indicou Saraiva. Para ele, manter a essência e o DNA dos personagens é fundamental, e isso é resultado de um esforço coletivo da MSP com as produtoras. “Quando a gente consegue manter isso como fio condutor e transpor para qualquer outra plataforma, funciona bem e o público geralmente recebe muito bem“.

Mauro acrescentou que existe todo um processo na adaptação certeira de um personagem. Como exemplo, citou a série do Astronauta, que difere da sua versão original em traço, temática e conceito. “O processo pra gente chegar nessa versão final não é simples. Foram anos de muitas conversas e muita reunião, inclusive o próprio envolvimento do Mauricio foi bastante intenso, uma vez que a gente tem um personagem extremamente diferente do que foi criado, né? Mas eu sinto que a empresa está sempre muito aberta, muito disponível pra gente expandir e explorar outras maneiras da gente trabalhar esse universo“.

Marcos Saraiva e Mauro Sousa - CCXP24 - Foto divulgada pela MSP
Mauro Sousa na CCXP24. (Foto: MSP)

Agora, um pouquinho sobre assuntos mais sérios que vocês têm tratado na Turma da Mônica, e em seus produtos audiovisuais. A peça “Tina – Respeito”, por exemplo, aborda assédio no ambiente de trabalho. Eu queria saber como é abordar temas tão importantes, sensíveis, como diversidade e problemáticas sociais, para o público da MSP?

Mauro começou ressaltando que a diversidade e inclusão, temas bastante relevantes, sempre estiveram presentes no universo Maurico de Sousa, desde seus primórdios. Pontuou que hoje já são mais de 400 personagens com características diversas, tanto em etnia, quanto em idade e outras questões relevantes. Porém, explica que é recente que a MSP começou a estruturar isso como um pilar da empresa.

Uma das consequências disso foi o surgimento do nosso comitê de diversidade e inclusão, então todos os nossos projetos sempre tem essa preocupação com relação a essas temáticas“. Mauro também comentou que o público se importa bastante com os assuntos tratados pela MSP, e que eles se esforçam para abordar determinados temas da forma mais estruturada possível, para passar as mensagens corretas em seus projetos. “‘Tina: Respeito’ foi um desses projetos, mas todos eles tem esse cuidado porque são assuntos extremamente relevantes, e a gente precisa estar sempre atualizado e se adaptando ao que a gente percebe que está sendo dito, aos assuntos relevantes da sociedade“.

Para Saraiva, é evidente que Mauricio de Sousa sempre tentou retratar a sociedade da melhor maneira possível. “Você não consegue retratar a realidade se você não entrar em alguns temas que para alguns são mais delicados, pra outros não“, disse o diretor-executivo. Além disso, também reiterou que a MSP sempre tentou abordar essas pautas relevantes de maneira informativa e lúdica.

Marcos Saraiva e Mauro Sousa - CCXP24 - Foto divulgada pela MSP do painel "A Jornada audiovisual da MSP: Os lançamentos que impulsionam o mercado brasileiro"
Marcos Saraiva e Mauro Sousa na CCXP24. (Foto: MSP)

E, por último, no painel da MSP vimos que teremos Chico Bento, Horácio, e a biografia do Mauricio de Sousa. O que o público pode esperar desses projetos, e das demais produções audiovisuais da MSP que estão por vir?

O público pode esperar muito carinho nas produções, é um conteúdo que a gente faz com muito amor“, contou Saraiva. Para ele, todas essas histórias trazem uma mensagem importante, cada uma do seu jeito, e buscam alegrar o coração dos fãs. “E sim, podem esperar projetos novos, disruptivos, diferentes, audaciosos!“, disse, empolgado.

Além disso, também comentou que, para esses projetos, a MSP quer fomentar o mercado audiovisual brasileiro, trazendo “todos os parceiros que a gente puder trazer pra mesa; todos os players, os canais, as distribuidoras“.

Complementando, Mauro Sousa afirmou que a intenção é que todos os projetos sejam de qualidade. “Sempre todos eles muito bem produzidos, muito bem dirigidos, com uma equipe ali que realmente esteja muito envolvida, e apaixonada por tudo o que está fazendo“.

Por fim, Marcos Saraiva destacou que, como objetivo, a MSP pretende lançar todas suas propriedades intelectuais no audiovisual – ou seja, adaptar TODOS os personagens de Mauricio de Sousa para as telas. “E a gente tem muito trabalho ainda, e muita história pra contar“.

Next Post

Sony Pictures revela trailer de Extermínio: A Evolução

A Sony Pictures divulgou o trailer de Extermínio: A Evolução (28 Years Later), que segue as sequências 28 Days Later (2002) e 28 Weeks Later (2007). O longa tem estreia marcada para 20 de junho de 2025 nos cinemas e promete levar os fãs da saga a uma nova e […]
Sony Pictures revela trailer de Extermínio: A Evolução