Durante a CCXP22, tivemos a oportunidade de entrevistar o produtor Zé Brandão, responsável pela animação Irmão do Jorel, e Andrei Duarte, que dá voz ao protagonista. Na conversa, eles falaram sobre o Irmão do Jorel Especial de Natal: Irmão do Noel e a respeito do jogo do personagem que será lançado ainda este mês, além de contar um pouco do que podemos esperar para o Irmão do Jorel. Confira o bate-papo completo abaixo:
BN: No começo do ano, vocês fizeram um episódio especial sobre o Carnaval e, agora, sobre o Natal. Quais outras datas comemorativas vocês gostariam de produzir com o Irmão do Jorel?
Z/A: Olha, brasileiras, tem festa junina né? Tem um episódio de festa junina que foi escrito pelo Zé [Brandão], que é muito bonito, mas podia ter, cara, um episódio especial sobre festa junina. Podia ter um episódio sobre a festa de São Cosme e Damião, sobre o Boi de Parintins. A verdade é que nós queremos aproveitar qualquer oportunidade de contar uma história com o Irmão do Jorel, seja a oportunidade que for, seja porque nós vimos alguma coisa interessante na rua, na vida, ou alguma data especial, tudo isso é motivo para contarmos nossas histórias.
Nós conseguimos pegar situações assim e adaptar para o Irmão do Jorel, ou adaptar o Irmão do Jorel para as histórias que nós vemos por aí. Então, tudo é possível, tudo é inspiração.
BN: Alguns ícones da cultura brasileira já fizeram participações especiais na série, tal como o Emicida com o personagem ‘Kassius Kleyton’. Tem algum outro nome famoso com quem vocês gostariam de trabalhar em um futuro próximo?
Z/A: Ah, nós gostamos de trabalhar com pessoas com as quais nós nos identificamos. A gente tem um grande ícone da cultura brasileira trabalhando em todos os episódios que é o Andrei Duarte, e nós temos no especial de Natal uma figura muito importante, que é o João Gordo, onde ele trabalhou como ator de voz junto com a gente e eu fiquei feliz demais com isso. O João Gordo é o vocalista do Ratos de Porão, e essa banda ajudou a formar o meu caráter, o que eu sou hoje é por causa do Ratos de Porão, entende? Então assim, eu fiquei em êxtase por causa da participação dele, contracenando junto comigo. O João Gordo faz o Irmão do Noel.
BN: O primeiro episódio especial de Carnaval foi um sucesso e trouxe um evento típico brasileiro. O que vocês podem falar sobre o novo especial, que promete ser “brutal”?
Z/A: Bom, se tem João Gordo é um Natal mais punk né? E é um Natal tipicamente brasileiro, tem calor, nada de neve, tem uva passa no arroz, a família tem que reservar aqueles talheres que só são usados nessas ocasiões especiais, o pai quer instalar as luzinhas de Natal em toda a casa, tudo isso. Todo mundo tem que passar pelo Natal, não importe se você gosta ou não, não tem como fugir, o Natal sempre chega.
BN: A voz do Irmão do Jorel é muito conhecida pelos fãs, assim como as expressões únicas dele. Como você cria todas essas falas tão marcantes do personagem?
A: Cara, muitas vezes é no improviso, tem muitas gírias que nós usávamos nos anos 80 que o Juliano [Enrico], resgatou, tipo o “caracólis”, tem muita coisa que ele resgatou assim. Muita coisa é no improviso, mas também tem coisas que já estão no roteiro, essas expressões quase esquecidas no passado nós vamos resgatando e incorporando ao personagem.
BN: Recentemente, vocês lançaram o filme da animação “Tromba Trem” nos cinemas. Existem planos de levar o Irmão do Jorel para os cinemas também?
Z: Cara, existem planos para levar o Irmão do Jorel até para Marte. Nós queremos que o Irmão do Jorel esteja em todos os lugares porque achamos que ele é um personagem que tem coisas para dizer e as pessoas gostam dele. Então, sim, com certeza nós queremos fazer um longa do Irmão do Jorel, mas como tudo que o Juliano faz e pensa, tem que ser algo muito especial que precisa ser pensada com muito carinho. Então ainda não tem uma previsão, mas nós queremos sim, tudo que vocês imaginarem, nós queremos para o Irmão do Jorel.
BN: Em breve será lançado o game “O Jogo mais Importante da Galáxia”. O que os fãs podem esperar da nova aventura do Irmão do Jorel?
Z/A: Eu acho que são poucas as pessoas que podem viver na pele o Irmão do Jorel, o Andrei (Duarte) é uma delas, ele consegue viver na pele o Irmão do Jorel e também na voz. E o jogo, vai dar a oportunidade para o jogador ser o Irmão do Jorel, explorando a casa dele, a escola, a cidade. Então, eu acho que é isso assim, as pessoas vão poder trabalhar com o Irmão do Jorel em primeira mão, assim como o Andrei.
E o Irmão do Jorel assim, na real, como ninguém sabe o nome dele, o Irmão do Jorel sou eu, o Irmão do Jorel é você, é ela, todo mundo pode ser Irmão do Jorel, e no game você pode sentir isso ainda mais.