Bola de Prata vislumbra futuro com Endrick e IA

Bola de Prata: prêmio vislumbra futuro com Endrick e IA
Foto: Henrique Almeida

A 54ª edição do Prêmio ESPN Bola de Prata Sportingbet marcou uma revolução na premiação do futebol brasileiro. Assim, neste ano, a cerimônia teve como tema principal a Inteligência Artificial (IA).

Transmitida ao vivo na ESPN e Star+, a premiação explorou o papel da IA no esporte, apresentando demonstrativos de como essa tecnologia pode ser incorporada ao futebol. Então, apesar dos avanços tecnológicos, a cerimônia reforçou a ideia de que o futebol permanece, essencialmente, um esporte 100% humano.

Inovação

Com 1h30min de duração, o evento foi o mais tecnológico da história do Bola de Prata. Seis cenários diferentes compuseram o palco, incluindo áreas como o Palco do Apresentador, Palco da Entrega dos Prêmios, Palco Musical, Túnel de Entrada, Mesa do DJ e a Cabine de React Ao Vivo. Esses elementos foram interligados por uma estrutura de 180 graus, destacando-se pelas luzes e painéis LED, criando uma experiência envolvente.

Um dos destaques foi a presença da “Bola Big Data“, representando a IA, fornecendo informações em tempo real durante a cerimônia para apresentadores e premiados. Além de abordar a IA, o Bola de Prata inovou ao reconhecer e valorizar diferentes tipos de inteligência humana, indo além do futebol em sua narrativa.

A cerimônia contou com a participação de convidados de diversos campos, destacando diferentes formas de inteligência, como musical, espacial, corporal-cinestésica e linguística.

Revelação

Embora o atacante uruguaio Luis Suárez tenha recebido o troféu de melhor jogador do Brasileirão 2023, a joia do Palmeiras foi destaque. Com 14 gols na temporada, Endrick foi essencial para a arrancada do título no 2º turno.

“Não tem coisa que se pague. É uma felicidade imensa pra mim. Deitar no meu colchão é saber que eu tô feliz é a coisa mais importante”, disse o jovem. Além disso, ele elogiou Abel Ferreira, afirmando que o técnico sabe o momento de aproveitar os novos talentos.

No entanto, a promessa já foi negociada ao Real Madrid. “Fui passar minhas férias em Madri, é um lugar maravilhoso. Você se sente bem, se sente livre. Você vê como que o Vini Jr., Rodrygo e [Éder] Militão tão lá”, destacou.

Apesar do tempo curto no Verdão, Endrick sonha com uma volta. “O Palmeiras foi o primeiro time que foi me buscar, que deu emprego para o meu pai e deixou ele feliz. Vai que um dia eu possa fazer uma dupla de ataque com o Gabriel [Jesus] aqui”, falou agradecido.

Sobre o Prêmio ESPN Bola de Prata

Criado em 1970 pela Revista Placar e produzido pela ESPN desde 2016, o ESPN Bola de Prata é reconhecido como o prêmio mais antigo e prestigiado do futebol brasileiro. Deste modo, entre os ganhadores estão nomes como Zico, Toninho Cerezo, Rogério Ceni, Romário, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Adriano e Neymar.

Next Post

Cinemark tem sessões de animes com ingressos a R$ 12

A Cinemark surpreendeu os fãs de anime com uma programação especial neste fim de ano. Intitulada “Anime na Cinemark“, a iniciativa traz a exibição de diversos filmes do gênero por um valor promocional de R$ 12, em complexos selecionados. A ação se inicia com as sessões de Jujutsu Kaisen 0 […]
Jujutsu Kaisen 0: novidades sobre o filme, mangá e game