Bienal do Livro: “Carolina Maria de Jesus” ganha primeiro trailer

O filme “Carolina Maria de Jesus” foi tema de um painel na Bienal do Livro de São Paulo neste sábado, dia 5 de setembro. A princípio, foram abordados temas como memória, o legado e a importância da escritora e os desafios de levar sua história e sua obra para o cinema e ainda revelou, com exclusividade, um teaser com as primeiras imagens do longa.

Participaram da conversa Maria Gal, que interpreta Carolina e também é uma das produtoras do filme; Vera Eunice, filha de Carolina Maria de Jesus e atriz na produção; e Clayton Nascimento, ator e preparador de elenco do longa. Além disso, também participaram da conversa Conceição Evaristo, escritora e um dos principais do literatura afro-brasileira, que também fez uma participação no elenco da trama. A mediação é da jornalista e apresentadora Adriana Couto.

O trailer ainda passará por alguns ajustes antes de ser divulgado nas redes sociais.

A equipe por trás de “Carolina Maria de Jesus”

O longa é dirigido por Jeferson De, com roteiro de Maíra Oliveira. A produção é de Clélia Bessa e Maria Gal e produção associada de Cris Arenas, Rosane Svartman e Sara Silveira. O filme é uma adaptação do livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, de Carolina Maria de Jesus. A produção explora aspectos menos conhecidos da autora, como seus afetos, desejos, vaidade, maternidade e consciência política. Trechos de seus diários são a base de uma trama que acompanha o período entre a escrita do livro e sua publicação. 

Painel de Carolina Maria de Jesus na Bienal

No elenco, estão ainda nomes como Raphael Logam, Clayton Nascimento, Liza Del Dala, Carla Cristina Cardoso, Ju Colombo, Caio Manhente, Jack Berraquero, Fabio Assunção, Alan Rocha, Thawan Lucas e grande elenco. Além disso, o filme é uma produção da Move Maria, Raccord Produções e Buda Filmes. Tem coprodução da Globo Filmes, produtora associada Dezenove Som e Imagem e distribuição da Elo Studios.

Filmagens e estreia

As filmagens aconteceram no Rio de Janeiro, em locações como na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), no bairro do Recreio dos Bandeirantes. Além disso, também nos Estúdios Quanta Rio de Janeiro, onde a equipe de arte, liderada por Billy Castilho, reproduziu a Favela do Canindé dos anos 1950 em um cenário de mais de 400m². Além do minucioso trabalho de arte, o cenário também contou com dois painéis de led com 12x5cm e 4x3cm. Entre seus cenários, foram ora o horizonte de São Paulo, ora uma outra perspectiva da favela do Canindé, dando profundidade e realismo ao cenário. Juntos, a favela e os telões de LED ocuparam mais de 700m².

Assim, ainda em fase de pós-produção, Carolina Maria de Jesus recebeu, neste ano, um importante reconhecimento internacional no Goes to Cannes. Essa é uma iniciativa realizada no âmbito do Marché du Film, mercado oficial do Festival de Cannes. Dessa forma, a produção brasileira esteve entre apenas três filmes de diferentes partes do mundo contemplados com um prêmio de mercado. Assim, essa conquista reforça a força cixnematográfica do projeto e o expressivo potencial global da história de Carolina Maria de Jesus. Por fim, o filme Carolina Maria de Jesus tem previsão de lançamento em 2027

Next Post

Em entrevista, Maria Gal diz querer "aproximar novas gerações da literatura de Carolina Maria de Jesus"

Maria Gal dedicou 11 anos para tirar do papel um filme sobre Carolina Maria de Jesus. Além de interpretar a escritora, a atriz idealizou o projeto e atua como produtora, participando de decisões que vão da escolha de parceiros aos planos para levar a obra a diferentes públicos. Em entrevista […]
Carolina Maria de Jesus