BGS 2023: Norton conscientiza sobre cibersegurança

Miguel Felipe
NORTON

A Norton marcou presença na BGS 2023 para conscientizar os gamers sobre segurança digital. Pouco considerada pelo público que gosta de jogar, a cibersegurança normalmente fica em último lugar, perdendo a atenção que acaba sendo mais direcionada aos equipamentos e um setup recheado de dispositivos.

Para focar na jogatina e não se preocupar com segurança de dados, contas, proteção do sistema e também controle de conteúdo inadequado, Luciana Rúbia, business partner manager da Norton, conversou um pouco com a gente sobre as soluções que a empresa fornece para os gamers e internautas em geral. Confira nossa entrevista:

BN: A gente sabe que o público gamer se preocupa em comprar equipamentos que não são baratos, mas muitas vezes não se atenta para a cibersegurança. O que a Norton tem para oferecer a esse público?

LR: Agora [a Norton] é uma líder global de segurança e faz parte do conglomerado de empresas de segurança! A gente tem uma sede em Praga e uma sede nos EUA e a gente tem produto desenvolvido de gamer pra gamer. Então o que a gente entende nessa oportunidade de estar aqui é trazer a consciência para usuários, jogadores e internautas em geral, de que a segurança é realmente muito importante e essencial para que a navegação seja realmente tranquila, sem risco de fraude para a pessoa física por trás daquele equipamento. Nós trazemos monitoramento de dark web, VPN, controle de pais e proteção da persona, seja com identidade, banco, senhas… em um monitoramento onde conseguimos avisar sobre alguma ameaça acontecendo na rede antes que ela chegue ao usuário.

BN: Uma questão muito importante para a galera gamer é a performance e o desempenho das máquinas enquanto estão jogando. A Norton se torna um aliado no momento das partidas?

LR: Esse é o mais legal! Porque sim, a Norton tem uma interface muito leve. Então, enquanto o gamer está ali desempenhando o papel dele, que só deve ser jogar, e o Norton está trabalhando por trás, inclusive na dark web, pra protegê-lo. E dependendo tipo de game, do tipo de device, o Norton bloqueia os ads. Então o jogador não precisa ficar lá assistindo aquele vídeo para ganhar o diamante, porque incomoda. Mas pensando até mesmo no heavy user, um jogador mais profissional, o Norton não atrapalha absolutamente nada. Ainda tem a questão da VPN, que permite que o jogador tenha um monitoramento de navegação 100% segura. A gente sabe que o jogador também acaba usando a VPN pra conseguir jogos fora do país ou coisa do tipo, e  a única coisa que ele precisa fazer é ter o produto de segurança instalado para navegar e jogar tranquilamente, sem nenhuma perda de desempenho.

BN: A geração gamer atual não vive somente de consoles e PCs. O ambiente mobile está cada vez crescendo mais e a Norton tem solução para a segurança mobile também?

LR: Com certeza. O nosso produto é multiplataforma e também multi-device. Então o mesmo produto que você instala no computador, você pode espalhar para outros devices. O Norton 360 Advanced, por exemplo, e até mesmo o Norton 360 For Gamers, você espalha em até três devices, até dez devices diferentes, em uma mesma licença válida por um ano e a performance de segurança é exatamente a mesma.

BN: Atualmente as crianças são pequenos gamers e já estão consumindo ativamente os dispositivos mais diversos. A Norton tem uma solução para proteção dessa galerinha e para ajudar os pais nesse monitoramento?

LR: Esse também é um grande diferencial que a gente tem, que além de VPN, o monitoramento da dark web, o backup em nuvem. A gente também entrega para os pais o controle sobre o que o filho dele está vendo na internet ou até mesmo o tempo de jogo. Então se meu filho gosta de jogar e eu falo que ele vai jogar do meio-dia às 14h, ele vai lá acessar, vai brincar, vai fazer o que tiver que fazer dentro desse horário. Se ele quiser acessar fora do horário ou fora do tempo necessário, ele pede uma permissão e eu vou lá, como líder da rede, e autorizo ou não. Ele também pode justificar porque precisa acessar naquele horário, e aí é possível liberar ou não.

BN: Tem mais alguma coisa que você gostaria de complementar, sobre como a Norton pode ser aliada dos gamers e internautas?

LR: Sim, nós somos uma das maiores empresas de segurança. A gente é extremamente comprometido com a proteção da persona dentro da rede. Então, independente do que o jogador faz ou o que está acessando, ele precisa pensar na segurança e se prevenir. Existem estudos que mostram pessoas que ficaram mentalmente doentes porque tiveram fotos indesejadas vazadas, porque tiveram a senha do banco furtada, porque não tiveram cuidado com sua rede social, que era fonte de renda, e aí teve sua rede social clonada ou sequestrada. Então, quando você investe em segurança, você evita perda de tempo, preocupação com suas informações e navega tranquilo.

A Norton possui vários tipos de licença e produtos que se adequam à realidade de cada usuário. Os planos e produtos podem ser adquiridos diretamente no site ou também em varejistas.

Next Post

BGS 2023: testamos Detective Pikachu Returns

É bem verdade que quando a BGS 2023 estava rolando, o game já havia sido lançado. No entanto, não poderíamos ter passado pelo estande da Nintendo sem jogar Detective Pikachu Returns. O jogo é exclusivo do Nintendo Switch e ocupou posição de destaque na área destinada à marca, mesmo com […]
BGS 2023: testamos Detective Pikachu Returns