Depois de um hiato de três anos, o Anime Friends trouxe novamente a cultura japonesa dos animes e mangás de volta ao Rio de Janeiro. De 16 e 17 de julho, o evento esgotou os ingressos do primeiro dia e juntou os fãs no ExpoMag, lotando o espaço de eventos no centro do Rio.
Em uma versão bem reduzida do que tivemos em São Paulo, o evento carioca não contou com a presença de editoras nem grandes estandes – até mesmo pela falta de espaço do pequeno pavilhão. Com um dia a menos do que a edição paulista, a atração principal ficou por conta das bandas – super talentosas – e os painéis com dubladores e artistas que transbordaram a nostalgia do público.
E por falar em nostalgia, o evento de 2022 foi um abraço para os fãs da geração dos anos 80 e 90, trazendo Matsuko Mawatari, Takumi Tsuitsui (Jiraiya) e Hiroshi Watari (Jaspion). Além das bandas que cantaram clássicos de Cavaleiros do Zodíaco, Pokémon e YuYu-Hakushô.
Eduardo Miranda também trouxe um papo bastante saudoso para a galera, com sua longa experiência como responsável por trazer os animes e tokusatsus da tão querida e saudosa TV Manchete.
As revistas e quadrinhos ficaram a cargo da Comix e de alguns projetos independentes no Artist’s Alley – que também estava bem pequeno em comparação com as edições anteriores. Alguns alimentos com edições limitadas ou exclusivamente orientais podiam ser encontrados na Komape, porém, com preços um tanto elevados. Já os games não estavam tão presentes, contando apenas com algumas atrações nos estandes da Zion e da Fontt Drink Energy.
O público que levou o dinheiro guardado para consumir no evento, contou com estandes de produtos bem característicos dos fãs de animes e mangás, como as icônicas toucas de pelúcia de personagens, chaveiros, bottons, camisetas, pôsteres e outros acessórios. Além disso, era possível encontrar action-figures, estátuas, bustos e outros bonecos que enchem os olhos – e esvaziam as carteiras – de qualquer fã das franquias.
Outra atração que deu um show no evento foi o público cosplayer que estava bastante dedicado nas fantasias de personagens super famosos e também de alguns que quase ninguém conhece. Os cosplayers tiveram palco dedicado com conteúdo K-Pop para danças e apresentações, além do concurso de melhor fantasia e interpretação.
O Anime Friends Rio foi um evento bastante reduzido, mas que atendeu a um público carente. Esperamos que tenha sido apenas um aquecimento e que a próxima edição venha realmente com grande peso.