Alavancada pelo filme de 1979 dirigido por Ridley Scott e estrelado por Sigourney Weaver como Ellen Ripley, a franquia Alien se estende pelo cinema, quadrinhos e games – e logo mais a uma série no streaming. Para quem procura por imersão na saga, Alien: Isolation (2014) trouxe uma experiência mais focada no terror psicológico. Porém, mais recentemente, Aliens: Fireteam Elite chegou aos fãs oferecendo uma dinâmica de ação em terceira pessoa.
Desenvolvido pela Cold Iron Studios e lançado para PlayStation 4 e 5, Xbox One e Series X e PC, o título traz uma experiência de sobrevivência em modo cooperativo, dando ao jogador a opção de se aventurar com 2 amigos ou apoio da inteligência artificial. Criado em parceria com a 20th Century Games, o game tem sua trama situada 23 anos após os eventos da trilogia original de Alien e põe o jogador numa nave responsável por atender pedidos de socorro.
A jornada tem início numa missão até a Weyland-Yutani no planeta LV-895, instalação infestada pelos Xenomorfos. Para encarar um total de 12 missões, os jogadores têm liberdade para criar seu personagem em classes como artilheiro, demolidor, médico e reconhecimento – cada uma com vantagens e limitações. Aliens: Fireteam Elite ainda disponibiliza 30 armas e 70 acessórios para aprimoramento das classes, para ajudar no desafio que só aumenta.
Vale a pena?
Caso você esteja procurando por um jogo de gráficos e diálogos exuberantes, este título não vai ser a melhor opção. A estética é bastante simples, mas funciona para ambientes amplos. Na prática, a experiência se torna repetitiva, ganhando desafios e dificuldades extras para incrementar as partidas. Mas, se você é vidrado em Alien, vai gostar de encarar 20 tipos de inimigos em combates que têm como cenário lugares icônicos dos filmes.