Eternizado para os fãs como o Professor Severo Snape, nos filmes Harry Potter, o ator inglês Alan Rickman, de 69 anos, faleceu nesta quinta-feira (14/01), vítima de câncer. Familiares confirmaram o óbito ao jornal britânico The Guardian, dizendo que Alan Rickman morreu “entre amigos e parentes”.
Além de atuar em todos os Harry Potter, Rickman foi o vilão Hans Gruber, de Duro de Matar, dublou o androide Marvin, em Guia do Mochileiro das Galáxias e participou do longa Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet. Em 2016, Alan Rickman voltará às telonas em Alice Através do Espelho, emprestando novamente a sua voz para a Cigarra Azul.
O artista conquistou o Globo de Ouro, em 1997, e o Emmy, em 1996, como Melhor Ator em Minissérie, por Rasputin, e venceu o Bafta, em 1992, pelo trabalho em Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões, em que foi coadjuvante.
Daniel Radcliffe (o Harry Potter), que contracenou com Rickman entre 2001 e 2011, o homenageou numa rede social. “Os sets de filmagem e palcos de teatro ficaram mais pobres pela perda deste grande ator e homem”, afirmou.