A Zona: série espanhola de suspense e investigação estreia na HBO

Na esteira de Chernobyl – uma das séries de maior sucesso em 2019 –, a HBO e HBO GO fazem o lançamento de A Zona (“La zona”, título original) nesta segunda-feira (27/01), às 22h, com episódio duplo. Criada pelos irmãos Alberto Jorge Sánchez-Cabezudo (responsáveis por Gran Hotel e Crematorio), a atração destalha as investigações de um policial que volta para o trabalho três anos após sobreviver a um desastre nuclear na cidade de Astúrias, no norte da Espanha, para desvendar uma série de assassinatos na região.

Composto por 8 episódios de aproximadamente 1 hora de duração, o programa reconta os eventos que se seguiram à explosão nuclear na Espanha, quando uma zona de exclusão foi criada para conter o risco de propagação radioativa e os sobreviventes foram alojados em uma cidade a 50 km da usina. Porém, no dia do aniversário do incidente, um homem é encontrado morto, e o inspetor Héctor Uría (Eduard Fernández, de Biutiful) é designado para investigar uma sequência de ataques, além de outros mistérios relacionados à contaminação.

O inspetor Uría descobre os bastidores e consequências de uma explosão nuclear. (Foto: HBO)

Após assistirmos ao primeiro capítulo de A Zona a convite da HBO, pudemos perceber que a história se desenrola de forma cadenciada, sob total clima de tensão. O destaque aqui é o próprio roteiro da narrativa, que indica o envolvimento de uma grande corporação com os desastres locais, enquanto explora as consequências do acidente nos aspectos pessoais, sociais e comerciais para os habitantes da comunidade próxima à explosão. Deste modo, é possível acompanhar as mudanças nos relacionamentos, estilo de vida e profissão dos personagens.

Prometendo fortes revelações, a série prende a atenção ao explorar as terríveis ramificações de um incidente nuclear. Por isso, ficamos na expectativa para saber o que irá acontecer depois dos capítulos “Na terra de ninguém” e “Controle de animais”.

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.