Weathering with You exalta valor do amor em dias de tormenta

De Makoto Shinkai, o diretor e roteirista do sucesso mundial Your Name, Weathering with You (“O Tempo com Você”, em tradução livre) imagina um mundo no qual dois jovens precisam escolher entre viver um amor ou promover uma mudança significativa (e positiva) no mundo. Uma escolha óbvia ou impossível? Em 1h52 de duração, o longa aborda as aventuras de um casal de adolescentes que luta para ficar junto enquanto os céus e a terra parecem querer separá-los.

Em um Japão de chuva ininterrupta, conhecemos Morishima Hodaka (Kotaro Daigo, de The Battle: Roar to Victory), um garoto de 16 anos que, ao fugir de casa, tenta achar emprego para morar em Tóquio. Nessa sua jornada, o protagonista acaba amparado por Keisuke Suga (Shun Oguri, de Operação Corvo), um jornalista decadente, que escreve sobre mitos e lendas urbanas. Hodaka, então, passa a investigar a existência das “Garotas Sol”, capazes de mudar o tempo.

Hodaka e Hina em cena de Weathering with You

Hodaka e Hina vivem no mesmo universo de Taki e Mitsuha, de Your Name.

É aí que surge Amano Hina (Nana Mori, de Tokyo Ghoul S), uma menina que, depois da morte da mãe, tem trabalhado para sustentar a casa em que vive com o irmão caçula, Nagisa Amano (Sakura Kiryu, de First Love Loss Time). Hina é uma Garota Sol e, conforme se aproximam, os dois decidem utilizar os poderes da jovem para garantir dias ensolarados para quem puder pagar. Mas, acontece que isso tem um preço, e pode custar justamente a vida da moça.

Neste novo trabalho, Makoto Shinkai segue trabalhando no desenvolvimento de um universo próprio, no qual existe um culto secular às Garotas Sol – e às “Garotas Chuva”, que não participam da trama –, que funcionam como sacerdotisas do clima e têm seu sacrifício como prática para acalmar o tempo. Além disso, o autor ainda consegue elaborar um plano celeste, no qual podemos ter um vislumbre das criaturas que habitam esse misterioso mundo sobre nós.

Em dias de chuva, Hina e Hodaka percebem que só precisam da companhia um do outro.

Uma história sobre um romance difícil, Weathering with You mostra que um dia de sol pode até melhorar o humor após tempos nublados, mas somente um amor verdadeiro nos dá força para superar os dias de tormenta.

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.