Projeto da Hewlett Packard Enterprise inspira tecnologias do novo Star Trek

Em Star Trek: Sem Fronteiras – o novo filme da saga –, a franquia de ficção científica mostra que continua à frente de seu tempo, pois, em parceria com a Hewlett Packard Enterprise, a superprodução lançada em 01/09 apresenta tecnologias imaginadas para 250 anos no futuro. Segundo comunicado oficial, o longa da Paramount Pictures baseia-se nos conceitos criados para o The Machine, um projeto de pesquisa inovador que a HPE está desenvolvendo.

Para este blockbuster, os desenvolvedores e pesquisadores da Hewlett Packard Enterprise trabalharam em conjunto com a equipe de filmagem para projetar tecnologias futuristas que um dia poderiam ser produzidas pelo The Machine. “Star Trek tem uma longa tradição de permitir que imaginemos o futuro da humanidade com audácia. The Machine irá reinventar a arquitetura de computação desde o início, então é fácil de prever a conexão com as tecnologias do filme”, diz Henry Gomez, diretor de marketing e comunicações da HPE.

Zachary Quinto plays Spock in Star Trek Beyond from Paramount Pictures, Skydance, Bad Robot, Sneaky Shark and Perfect Storm Entertainment

As tecnologias The Machine atualmente estão sendo projetadas para enfrentar desafios tecnológicos no futuro não tão distante. (Foto: Paramount Pictures)

Sendo assim, The Machine pretende usar a luz para comunicações – isto é, a chamada tecnologia fotônica, que substituirá os fios de cobre – e lidar com as enormes quantidades de informações geradas por dispositivos conectados. Outro objetivo do projeto da HPE é fazer do botão “salvar” um conceito do passado, ao permitir que os dados sejam “capturados” e “lembrados” na memória da máquina conforme são criados e mesmo após o desligamento.

Como visto na trilogia de “Star Trek”, The Machine deve ser capaz de traduzir dados de saúde de milhões de pessoas, recurso que pode fornecer soluções para o setor da saúde.

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.