Indicado ao Oscar, documentário The Cave estreia na National Geographic

Concorrendo ao Oscar, o documentário The Cave estreia no canal National Geographic nesta segunda-feira (03/01), às 21h. Do renomado cineasta Feras Fayyad – duas vezes indicado à premiação máxima do cinema pelo filme “Last Men in Aleppo” –, o título narra a história de uma Síria devastada pela guerra, onde a segurança e a esperança se encontram embaixo da terra, isto é, em um hospital subterrâneo chamado “The Cave”.

Conheça a dura realidade da médica que enfrenta uma sociedade violenta para fazer o bem. (Foto: Nat Geo)

A produção é centrada na Dra. Amani, que luta tanto para salvar seus pacientes, quanto contra o machismo impregnado na sociedade. “Como cineasta sírio, cumpri minha missão jogar luz sobre o povo sírio e as atrocidades que continuam a ser cometidas na minha terra hoje”, diz Fayyad. “Na Dra. Amani eu vi esperança enquanto testemunhei seu desafio de ir contra os estereótipos e preconceitos que governam a nossa sociedade ao mesmo tempo em que atendia pacientes nas circunstâncias mais terríveis. Sua história precisa ser contada e sou grato à National Geographic por disseminá-la”.

Assista ao trailer:

Confira a sinopse: “Uma jovem pediatra, Dra. Amani Ballour, oferece esperança e tratamento a crianças e civis doentes e feridos da região da Guta Oriental. Em uma sociedade patriarcal e conservadora, que desvaloriza a mulher, a doutora Amani frequentemente é tratada com hostilidade por homens que se recusam a vê-la como uma médica capacitada. Mas ela não se deixa intimidar e dentro da “The Cave” junto com outras mulheres reivindicaram seu direito de trabalhar em pé de igualdade com seus colegas homens. Ali, arriscam a própria vida para salvar os pacientes e encontrar maneiras de sobreviver em um mundo de crueldade, injustiça e sofrimento. Para a doutora Amani e suas colegas Samaher e doutora Alaa, a batalha que lutam não é só pela sobrevivência, mas também para manter sonhos e esperanças para seu país e para as mulheres.”

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.