COVID-19: coronavírus adia estreia de filmes e paralisa produção de séries [atualizado]

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou pandemia do COVID-19, o novo coronavírus. Após o surto na província de Wuhan, na China, mais de 81,6 mil casos têm sido confirmados na Europa, América do Norte e do Sul. Para minimizar essa ameaça global, uma das indicações da OMS é de que se evitem aglomerações, como festas, arenas esportivas e cinemas – estes, em algumas regiões, incentivados pelos governos a fecharem as portas neste momento de crise.

Hollywood, por sua vez, tem contribuído com as medidas de segurança ao adiar a estreia de seus principais filmes. Os primeiros efeitos disso estão sendo sentidos na agenda cultural com mudanças e cancelamentos dos lançamentos nos próximos meses. Veja:

Março/2020

Um Lugar Silencioso: Parte II – por meio de um anúncio oficial, a Paramount Pictures suspendeu a estreia do longa, que estrearia nesta quinta-feira (19/03). Ainda não há confirmação de uma nova data.

A Jornada – obra estrelada por Eva Green teve sua estreia em 19 de março cancelada pela Paris Filmes.

Mulan – o novo live-action da Walt Disney Studios, que estrearia em 26 de março, também teve sua estreia suspensa por tempo indeterminado.

Abril/2020

007: Sem Tempo para Morrer – o novo filme de James Bond estava programado para estrear em 2 de abril, porém, a Universal Pictures mudou sua data de estreia para 12 de novembro.

Os Novos Mutantes – o conturbado terror da Marvel chegaria em 2 de abril, mas de novo teve sua estreia adiada, algo que já havia acontecido anteriormente, mas por problemas técnicos e divergências criativas.

A menina que matou os pais e O menino que matou meus pais – anunciados para 2 de abril, os longas sobre a história de Suzane Von Richthofen e Daniel Cravinhos não têm nova previsão de lançamento, segundo a Galeria Distribuidora.

Magnatas do Crime – a produção de Guy Ritchie entraria no circuito nacional no dia 2 de abril, mas teve seu lançamento suspenso por tempo indeterminado.

Trolls 2 – a animação teve sua estreia suspensa do dia 9 de abril. Ainda não há outra data de lançamento confirmada.

O 3º andar: Terror na Rua Malasana – não chegará mais em 9 de abril. Ainda não há nova data estipulada.

Enquanto Estivermos Juntos – a produção protagonizada por K.J. Apa estaria nos cinemas em 16 de abril. A Paris Filmes ainda não anunciou outra data de estreia.

As Faces do Demônio – o terror sul-coreano teria lançamento em 23 de abril. Não há nova previsão de estreia.

Pedro Coelho 2: O Fugitivo – o filme chegaria às telonas no dia 30 de abril, por conta da Páscoa. No entanto, devido ao coronavírus, a estreia da Sony Pictures deverá ficar para agosto deste ano.

Depois a Louca Sou Eu – título nacional inspirado na obra de Tati Bernardi teve lançamento adiado. O longa estrearia em 30 de abril.

Viúva Negra – filme da Marvel Studios teve sua estreia suspensa do dia 30 de abril. Não foi informada nova data.

Maio/2020

Velozes & Furiosos 9 – o nono longa da franquia sofreu a mudança mais brusca até este momento. Prevista para maio, a produção teve seu lançamento anunciado para a abril de 2021.

TV e streaming

Disney+, Netflix e Amazon Prime Video paralisaram as produções de suas séries em live-action, interrompendo assim as gravações de The Falcon and the Winter Soldier, Stranger Things, The Witcher e o “O Senhor dos Anéis”, entre outros títulos. Deste modo, é de se esperar que as datas de estreia de cada programa sofram alguma mudança.

Na TV, os canais The CW, CBS, AMC e HBO estão parando as filmagens de seus seriados devido ao risco do coronavírus.

Matéria atualizada em 17/03, às 16h42.

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.