Uma Dobra no Tempo: Luz e sombras numa aventura sobre autoaceitação

Baseado do conto infantil homônimo publicado pela norte-americana Madeleine L’Engle, em 1962, o filme Uma Dobra no Tempo (A Wrinkle in Time, EUA, 2018) estreou nos cinemas brasileiros no dia 29 de março, como a nova aposta dos estúdios Walt Disney para conquistar crianças e adolescentes. Dirigido pela indicada ao Oscar Ava DuVernay (Selma: Uma Luta Pela Igualdade), o longa conta com uma trama de aventura e fantasia, que traz bonitas mensagens sobre autoaceitação e a presença da apresentadora Oprah Winfrey entre o elenco principal.

No roteiro adaptado, a garota Meg (Storm Reid, de 12 Anos de Escravidão) sofre com o desaparecimento de seu pai, o cientista Alex Murry (Chris Pine, de Mulher-Maravilha), enquanto lida os problemas de seu irmão caçula, Charles Wallace (Deric McCabe, de Stephanie), e mãe, Kate (Gugu Mbatha-Raw, de Um Homem Entre Gigantes), além de ser vítima de bullying em sua escola. No entanto, tudo muda com a chegada das Senhoras Queé (Reese Witherspoon, de Johnny & June), Quem (Mindy Kaling, de The Office) e Qual (Oprah).

Luz e sombras duelam em uma história sobre autoaceitação. (Foto: Disney)

Para resgatar seu pai, Meg e Charles Wallace – com a ajuda de suas poderosas benfeitoras e de Calvin (Levi Miller, de Peter Pan), um colega de escola – iniciam uma busca em outras dimensões através de uma dobra no tempo conhecida como tessering. Contudo, o grupo descobre que Alex Murry chegou a Camazotz, um mundo dominado por “A Coisa” – criatura maléfica que aproveita das brechas para contaminar o coração de todos com sentimentos ruins. Sendo assim, o grupo precisa encarar seus maiores medos e defeitos para salvar o dia.

Em 1h49 de duração, a produção da Walt Disney Studios aborda, com bastante sensibilidade, em assuntos importantes, como a autoaceitação, o bullying e a superação de traumas. Porém, como uma aventura de fantasia e ficção científica, a obra tem dificuldades para cativar as crianças – devido à complexidade do enredo – e problemas que também afastam os adultos, como as atuações fraquíssimas.

Uma Dobra no Tempo está em cartaz nos cinemas brasileiros desde 29 de março.

Next Post

4ª temporada: Crossover épico faz Fear the Walking Dead subir de patamar

Em sua primeira aparição em The Walking Dead, Paul ‘Jesus’ Rovia (Tom Payne, de O Médico) disse que o mundo de Rick Grimes (Andrew Lincoln, de Simplesmente Amor) e companhia ficaria maior, e agora esse momento chegou. Com a estreia da 4ª temporada de Fear the Walking Dead (saiba mais), […]