Sessão Retrô: O Espetacular Homem-Aranha (2012)

Uma nova visão sobre o querido super-herói da Marvel, a superprodução O Espetacular Homem-Aranha (The Amazing Spider-Man, EUA, 2012) foi lançada nos cinemas logo no início desta década pela Sony Pictures, sem vínculos com a trilogia do Aracnídeo de Sam Raimi. Dirigida por Marc Webb (500 Dias com Ela), a nova versão do Cabeça de Teia buscou mais fidelidade às histórias em quadrinhos, apresentando Andrew Garfield (Até o Último Homem) como Peter Parker e Emma Stone (La La Land: Cantando Estações) como Gwen Stacy.

No roteiro assinado por James Vanderbilt (Independence Day: O Ressurgimento), Peter Parker é um estudante do ensino médio, que mora com os tios May (Sally Field, de Brothers & Sisters) e Ben (Martin Sheen, de Apocalypse Now), depois de ter perdido os pais em um misterioso acidente aéreo. Como aluno da Midtown Science High School, o garoto demonstra grande aptidão para fotografia e para realizar manobras de skate, enquanto compete pelas melhores notas da escola com Gwen Stacy, a brilhante estagiária das Indústrias Oscorp.

Nos quadrinhos, Gwen Stacy é a primeira namorada de Peter Parker. (Foto: Sony Pictures)

Como na clássica história de origem do Homem-Aranha, Parker é picado por uma aranha radioativa numa visita à Oscorp e, enquanto lida com o surgimento de seus superpoderes, aprende da pior maneira possível que “com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”. À medida inicia sua jornada como vigilante urbano, Peter sofre as consequências de manter sua dupla identidade em segredo, acumulando problemas em casa, no colégio e também na sua vida amorosa. Porém, o protagonista ganha propósito com a aparição do Lagarto.

Pela primeira vez em live-action, o vilão reptiliano é criado a partir das experiências do geneticista Dr. Curt Connors (Rhys Ifans, de Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1), que, na tentativa mesclar o DNA de espécies diferentes, se transforma no Lagarto – cujo objetivo é moldar a cidade nova-iorquina a sua imagem. Além do antagonista icônico, participam da trama personagens bastante conhecidos, como Capitão Stacy (Denis Leary, de A Era do Gelo), policial pai de Gwen, e o valentão Flash Thompson (Chris Zylka, de O Círculo Secreto).

No enredo, Peter Parker investiga os motivos que levaram seus pais à morte. (Foto: Sony Pictures)

Introduzindo um super-herói debochado, mas, que vive um momento trágico, O Espetacular Homem-Aranha promove uma experiência divertida e emocional, embora tenha dividido a aceitação do público possivelmente por conta da estreia próxima aos filmes estrelados por Tobey Maguire.

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.