Review – Quem é Miles Morales?

Protagonista da animação Homem-Aranha no Aranhaverso (confira nossa crítica), o garoto Miles Morales fez sua estreia nas histórias em quadrinhos Ultimate Fallout n° 4, publicada em 2011, com roteiro assinado por Brian Michael Bendis (Jessica Jones) e arte de Sara Pichelli (Guardiões da Galáxia: Vingadores Cósmicos). Com um novo Homem-Aranha, a série “Ultimate Comics” foi produzida e lançada com o objetivo de modernizar a identidade do super-herói da Marvel, tornando-o ainda mais próximo de identificação com as próximas gerações de leitores.

Na edição impressa pela Editora Salvat, na coleção “Marvel Graphic Novels”, é possível encontrar as cinco primeiras histórias de Ultimate Comics Spider-Man, que melhor desenvolvem a narrativa de origem do herdeiro do Aracnídeo. Mais jovem e contemporânea, a saga de Miles Morales mostra o adolescente de raízes afro-americana e hispânica que se descobre portador dos poderes do Homem-Aranha, enquanto ainda tenta lidar com sua família, nova escola e, claro, com aquelas mudanças e inseguranças que são comuns da juventude.

Aos poucos, Miles percebe que quanto mais recusa suas habilidades, mais pessoas sofrem com os perigos da cidade. (Foto: Marvel)

Após um evento traumático como a morte do Homem-Aranha pelas mãos do Duende Verde, Miles Morales é picado por uma aranha radioativa, acidentalmente trazida pelo seu tio paterno, Aaron Davis – conhecido como o ladrão Gatuno –, depois de um “trabalho” nas Indústrias Osborn. À medida que procura se enturmar na Academia de Visões do Brooklyn, o menino de apenas 13 anos começa a aprender na prática que “com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”, tendo que amadurecer e se superar por quem mais precisa.

Como personagens principais, o enredo conta com Ganke Lee (o melhor amigo de Miles), que demonstra empolgação sem igual ao perceber que está diante do Homem-Aranha e dá todo apoio ao colega, e Jefferson Davis (o pai de Miles), que busca aconselhar seu filho pelo melhor caminho – embora tenha sérias restrições sobre super-heróis fantasiados. Posteriormente, Mary Jane e Tia May fazem pequena aparição, seguidas pela Mulher-Aranha (Jessica Drew) e Nick Fury – pois Miles Morales acaba chamando a atenção da S.H.I.E.L.D. numa batalha contra Electro.

Ampliando sua representatividade, a Marvel Comics apresenta Miles Morales, personagem criado com inspiração em Barack Obama e no ator Donald Glover. (Foto: Marvel)

Embora exiba poderes inéditos – como invisibilidade e a capacidade de dar choque nos adversários –, Miles Morales carrega a essência que tornou Peter Parker tão querido (sendo um jovem tímido e desajeitado), mas também entrega um personagem admirável, curioso para entender o que é certo e errado e corajoso para enfrentar seus maiores medos. Além disso, o protagonista circula pelas ruas de uma comunidade humilde, que sente de perto o preconceito, injustiça e a violência e enxerga de longe oportunidades de emprego e estudo.

Inicialmente, as aventuras do Ultimate Homem-Aranha estão situadas na chamada Terra-1610, uma dimensão alternativa das aventuras tradicionais que acompanhamos na Terra-616.

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.