Review – Batman: O Cavaleiro das Trevas

A principal história do Homem-Morcego, Batman: O Cavaleiro das Trevas (Batman: The Dark Knight Returns) exerce influência sobre a maioria das produções estreladas pelo vigilante de Gotham City. Escrito por Frank Miller (Demolidor: A Queda de Murdock e Elektra: Assassina) e desenhado por Klaus Janson (Elektra Saga), o arco publicado em 1986 é situado 10 anos após a última aparição do Batman, explora a conturbada personalidade do milionário Bruce Wayne (alter ego do herói), fazendo uma análise de seu legado e tecendo críticas à imprensa e aos políticos.

Dividida em quatro partes, a aclamada minissérie mostra Gotham sem seus grandes vilões, mas refém da gangue conhecida como “Os Mutantes”. No cenário descrito por Miller, a cidade está tomada por uma onda incessante de calor, repleta de ocorrências de extrema crueldade e violência e próxima de ver a aposentadoria do Comissário Gordon. Diante disso, Wayne sente o chamado implacável para voltar à ativa e não enxerga outra escolha a não ser atendê-lo, mesmo depois de uma década parado.

Batman O Cavaleiro das Trevas 01

Esta é uma das capas mais famosas de Batman: O Cavaleiro das Trevas.

Mais truculento e menos ágil, o Batman retorna às ruas, ocupando os debates televisivos e incomodando autoridades. Para concluir sua cruzada contra os Mutantes, o Morcego de Gotham enfrenta várias limitações físicas (uma novidade) e conta com a ajuda da valente e esforçada Carrie Kelley, a Robin. Durante a interação de Bruce Wayne com a pupila, podem ser observados os resquícios finais de emoção (amor, cuidado, preocupação e admiração, por exemplo) presentes no protagonista caracterizado pela frieza excessiva.

Em Batman: O Cavaleiro das Trevas, dois antagonistas clássicos ganham destaque, como Harvey Dent, o Duas-Caras, que recebe alta do Asilo Arkham, e o Coringa, cujo reaparecimento do Homem-Morcego lhe traz de estado catatônico. Importantes em pontos distintos, Duas-Caras e o Coringa carregam seus históricos para as páginas da trama e também despertam em Bruce sentimentos escondidos até então, como culpa, ressentimento e vergonha.

Cheia de críticas à mídia pela espetacularização de assuntos banais e sua falta de capacidade para cobrir temas sérios, ao tradicional jogo de empurra-empurra feito pelos governantes e ainda sob a tensão de uma possível guerra nuclear, esta saga exibe mensagens atemporais. Além disso, O Cavaleiro das Trevas está eternizada entre as melhores HQs de todos os tempos, devido ao combate épico e sangrento de Batman vs Superman.

Batman O Cavaleiro das Trevas

Batman: O Cavaleiro das Trevas serviu de inspiração para o filme Batman vs Superman: A Origem da Justiça.

Por percorrer as tribulações de Bruce Wayne, relembrar as suas antigas aventuras e mostrar conteúdo inédito, Batman: O Cavaleiro das Trevas poderia ser uma boa despedida para o famoso personagem da DC Comics.

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.