Pioneiro em podcasts no Brasil, Guga Mafra fala sobre carreira e novo projeto

Jornalista de formação, Guga Mafra construiu carreira em publicidade online e produção conteúdo, sendo hoje um dos maiores nomes da podosfera brasileira, além de pioneiro no setor no País. Em entrevista exclusiva ao Boletim Nerd, o comunicador contou sobre sua jornada profissional até a criação do Gugacast (talk show com 7 milhões de downloads), comentou tendências para o segmento e deu dicas para deseja trabalho com a produção de podcasts.

Natural do Distrito Federal, Mafra acumulou experiência em agências de conteúdo para internet até migrar para a área de criação em publicidade, tendo atuado como redator e planner. Depois, Guga passou de gerente de marketing a CEO da boo-box/ftpi, uma das mais tradicionais empresas de representação de mídia do Brasil, deixando a operação para se concentrar na Amazing Pixel, network de produção e comercialização de vídeos no YouTube.

Com essa bagagem, Guga Mafra não só ajudou o empreendimento ganhar status no mercado, como consolidou uma carreira bem-sucedida. Entretanto, seu talento em aliar inovação e estratégia à criação de conteúdo levou o rapaz a se aventurar pelo mundo dos podcasts. “Sempre gostei muito de trabalhar o áudio. Na faculdade, meus principais projetos foram voltados ao radiojornalismo. E o podcast acabou sendo um meio de me reconectar”, contou.

Entusiasta do formato há anos, Mafra começou o Gugacast – atualmente na 4ª temporada – em 2016 sem ter a intenção de que fosse algo contínuo. “O Gugacast acabou crescendo muito, alcançando uma audiência que eu nem imaginava que conseguiria”, revelou ele, que continua focado na comunidade de criadores de conteúdo e no estabelecimento de uma relação direta com fãs e seguidores, pela plataforma de venda e assinatura de conteúdo Wollo.

Mafra lançou o GugaCast Letra & Música, uma série de entrevistas sobre música com talentos do pop e rock nacional. (Foto: Divulgação)

Um dos primeiros a investir no segmento em território brasileiro, Guga se inspira em referências, dos locutores de rádio Eli Corrêa, Osmar Santos e José Carlos Araújo até os apresentadores de TV Jimmy Fallon, Seth Meyers e Trevor Noah. “Claro que alguns podcasts também são fonte de inspiração, incluindo o Nerdcast e Braincast. No Braincast começou a brincadeira de ler e-mails. Peguei algo que estava meio abandonado e me autoproclamei “editor de e-mails”.

Além de espaço para entretenimento, Guga Mafra passou a enxergar os podcasts como uma oportunidade de negócios. “Meu trabalho do curso de radiojornalismo foi um audiodocumentário. Já estava tudo lá e eu aproveitei as oportunidades que tive trabalhando com o Nerdcast e outros tantos bons podcasts que estiveram comigo na boo-box/ftpi”, disse ele, que segue trabalhando para viabilizar economicamente outros projetos com o Spotify.

Aos interessados em ter os podcasts como atividade profissional, Mafra aponta os caminhos. “Ter um podcast, blog, ou canal no YouTube, é como ter uma banda de garagem. A maioria nunca vai sair dela. Então você tem que se divertir. Esse tem que ser o espírito”, garantiu. Outro ponto importante é o conteúdo. “Se o conteúdo for bom, todo o resto se ajeita. O Gugacast já teve episódios com qualidade de áudio bem ruim e ainda assim o público curtiu”, lembrou ele.

De aspirante a repórter em revistas de música a empreendedor na podosfera nacional, Guga Mafra indica tendências para este setor. “A produção de conteúdo sempre caminha para a concentração. Nos últimos anos tivemos várias novas frentes independentes de conteúdo que se firmaram. Sites como o Gizmodo, Vice, Mashable. Blogs. Canais de YouTube. Podcasts”, projetou, destacando que a web sempre fomentará produção independente e coisas novas.

Agora, Guga se dedica ao projeto Gugacast: Letra & Música, série de entrevistas com talentos do pop e rock nacional, revelando os bastidores da criação de letras que originaram grandes sucessos. “É uma realização pessoal muito grande, sim, no sentido em que me permite conversar com caras que foram e são meus ídolos.”

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.