Legion: Conheça os quadrinhos do mutante David Haller, o Legião

David Charles Haller. Codinome: Legião. Mutante nível ômega. Poderes psiônicos, incluindo habilidades telepáticas, telecinéticas e pirocinéticas. Estreia nas HQs: New Mutants #25 (1985). Este é David Haller, o protagonista de Legion, a nova série da Marvel em conjunto com o canal por assinatura FX. Criado por Chris Claremont (The Uncanny X-Men) e Bill Sienkiewicz (Elektra: Assassina), o personagem pode não figurar entre os mais conhecidos na mitologia de X-Men, porém, não há dúvidas de que possui uma das histórias mais interessantes dos quadrinhos.

Filho do Professor Charles Xavier com a diplomata israelense Gabrielle Haller – sobrevivente do Holocausto –, David começou a sua jornada de tormentos ao testemunhar a morte de seu pai adotivo, Daniel Shomron, tragédia na qual absorveu a consciência do assassino, o terrorista Jemail Karami. A partir daí, David Haller (descrito como jovem na maioria das vezes) já esteve em estado catatônico e também foi diagnosticado como esquizofrênico e autista, devido à sua mente fragmentada e habitada por diversas personalidades conflitantes entre si.

A mente de David Haller é capaz de absorver as personalidades de outras pessoas e criar alter egos espontaneamente. (Foto: Marvel Comics)

A mente de Legião é capaz de absorver as personalidades de outras pessoas e criar alter egos espontaneamente. (Foto: Marvel)

Chamado de Legião em uma alusão à passagem bíblica de São Marcos, capítulo 5, versículo 9 (“E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos”), David Haller tem quase 60 personalidades catalogadas, porém, estipula-se que existam centenas ou até milhares delas. Entre os alter egos mais famosos estão o aventureiro Jack Wayne, a garota incendiária Cyndi, a criatura com toque da morte Styx, a amplificadora de emoções Susan in Sunshine e Fim de Jogo, uma armadura robótica capaz de rebater qualquer golpe.

Além da psique habitada por diferentes personas (cada uma com habilidades específicas), Legião tem como principais características o penteado para cima, olhos em cores diferentes (um azul e outro verde) e feições árabes. Foi assim que o filho do Professor X fez a sua primeira aparição em New Mutants #25 (1985), história de Claremont e Sienkiewicz, publicada no Brasil na revista O Novo Incrível Hulk nº 79, em 1990. David Haller foi introduzido despertando atormentado sem entender seus poderes, algo que levou Charles Xavier ao seu encontro.

David Haller sempre demonstrou capacidades pirocinéticas, além de uma infinidade de superpoderes. (Foto: Marvel Comics)

David Haller sempre demonstrou capacidades pirocinéticas, além de uma infinidade de superpoderes. (Foto: Marvel)

Depois de surgir nas tramas de No Limbo das Almas e Legião, o mutante participa com algum destaque de A Saga da Ilha Muir, encontrada nos gibis The Uncanny X-Men #278, #279 e #280 e X-Factor #69 e #70 – ou em X-Men 75, 76 e 77, edições lançadas pela Editora Abril em 1995. Durante a minissérie, David Haller se torna um dos receptáculos do Rei das Sombras, antagonista que trava uma guerra psíquica com o Professor X, em sua tentativa de disseminar o ódio e a violência entre as raças Homo sapiens e Homo superior (isto é, os mutantes).

Posteriormente, o perturbado telepata reaparece em A Saga do Legião, querendo reescrever a história para que o sonho de paz de seu pai finalmente seja realizado. Publicado em X-Factor #109, #110 e #111, The Uncanny X-Men #320 e #321, X-Men #40, #41 e #43 e em Cable #20 (ou em Os Fabulosos X-Men 16 e 17 e X-Men 102 e 103, no Brasil), o arco coloca Legião numa viagem no tempo para matar Magneto, o maior adversário de Xavier. Porém, em sua investida, David Haller ameaça toda a realidade, iniciando o universo alternativo de A Era do Apocalipse.

Abrace a loucura de David Haller, o Legião. (Foto: Marvel)

Abrace a loucura de David Haller e viaje pela mente do Legião! (Foto: Marvel)

Já em A Volta de Legião, o roteirista Zeb Wells (Doutor Octopus: Origem) propõe um verdadeiro passeio pela mente caótica de David Haller, numa aventura estrelada pelos Novos Mutantes Míssil, Mancha Solar, Magia, Karma e Moonstar. O enredo foi publicado em 2009 e levou as múltiplas personalidades de Legião para as páginas de New Mutants #01-#04 (X-Men Extra 1, 2, 3 e 4 (2010), da Panini, no Brasil), revelando a enorme confusão que se passa na cabeça de Haller. Nesta trama, Jack Wayne e outras figuras sinistras assumem o controle da mente de David, simbolizado por uma boneca imaginária.

Embora esteja longe de ser um herói, David Haller não pode ser apontado como um vilão clássico, uma vez que os quadrinhos procuram retratá-lo como um paciente psiquiátrico, num debate necessário sobre doenças mentais.

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.