Jogador Nº 1 imerge na cultura pop dos anos 1980

De Volta para o Futuro? Os Goonies? Star Trek? Dungeons and Dragons? Atari? Se tudo isso te parecer estranho, é porque você provavelmente é um noob – termo usado para denominar os novatos no mundo dos games – quando o assunto é a cultura pop dos anos 1980. No entanto, para você que deseja subir de level em relação aos clássicos do cinema, TV, games e música, eis uma nova quest: assistir a Jogador Nº 1 (Ready Player One, EUA, 2018), o novo filme de Steven Spielberg (E.T. – O Extraterrestre), que estreia nesta quinta-feira (29/03) nos cinemas.

Às vezes, é melhor fugir para os games do que encarar a realidade. (Foto: Warner)

Inspirada no livro de Ernest Cline, a história tem seu START em Ohio (EUA) em 2045, quando a humanidade, devido ao esgotamento dos recursos naturais e guerras, busca refúgio na realidade virtual OASIS, que oferece riqueza, glória e poder para quem encontrar o Easter Egg de James Halliday, mas… PAUSE. Talvez você precise de um intervalo para entender melhor. Gênio dos games, Halliday, após sua morte, deixou seu patrimônio e o controle de seu universo àquele que for capaz de zerar seu desafio, atraindo a atenção de players de todo o planeta.

Anorak é o avatar de James Halliday, que guia os jogadores ao ovo dourado. (Foto: Warner)

CONTINUE. Chamados de “gunters”, os caçadores do easter egg passaram anos procurando pelo tesouro deixado pelo CEO da Gregarious Games, mas sem sucesso até o adolescente Wade Watts (Tye Sheridan, de X-Men: Apocalipse) somar pontos no placar pela primeira vez. Órfão e morador d’As Pilhas (uma comunidade organizada em trailers), o garoto resiste à dura realidade na casa de sua tia, Alice (Susan Lynch, de Do Inferno), passando seu tempo no OASIS, como seu avatar, Parzival, e com muita cultura pop da década de 80 – a exemplo de Halliday.

Nolan Sorrento (Ben Mendelsohn, de Rogue One: Uma História Star Wars ) planeja encher os jogos de publicidade. (Foto: Warner)

Jogador por diversão, Wade vê o legado de seu ídolo em risco quando surge a organização IOI, que, ao patrocinar o time de elite “Os Seis”, pretende vencer e exercer domínio sobre o OASIS, aplicando o Pay to Win (conceito no qual os jogadores devem fazer microtransações com dinheiro real para progredir) – sim, o GAME OVER para os amantes da décima arte. Então, Parzival junta-se a Art3mis (Olivia Cooke, de Bates Motel), Aech (Lena Waithe, de Master of None), Daito e Sho para encarar uma série de provas e conquistar as chaves que levam ao prêmio.

No OASIS, você pode ser o que quiser e ter amigos com os quais nunca se encontrou pessoalmente. (Foto: Warner)

O melhor trabalho de Spielberg em anos, Jogador Nº 1 chega às telonas recriando aquele clima de “sessão da tarde”, brindando os fãs com uma aventura que mescla nostalgia e futurismo – pois, além das influências dos anos 1980, o longa da Warner Bros. Pictures transporta o telespectador a um mundo onde tudo é possível –, de enredo envolvente e visual fascinante. Com a essência do livro e muitas novidades, a produção fala sobre os comportamentos na vida online, a ganância que tem prejudicado a experiência dos gamers e os benefícios da convivência offline.

Apesar da imersão num mundo virtual, o filme prega a importância dos relacionamentos interpessoais. (Foto: Warner)

Tendo como base os principais títulos da era dourada da cultura pop, o filme traz um show de referências, com uma corrida entre DeLorean, de De Volta para o Futuro, e a moto de Kaneda, de Akira, as presenças de King Kong, das Tartarugas Ninja, Batman, Coringa, Arlequina, Jason (de Sexta-Feira 13) e Freddy Krueger, Gundam, e citações sobre Star Wars, Clark Kent, ao cineasta John Hughes. Os games são representados por Adventure e jogos de Atari, aparições de Tracer, de Overwatch, Battletoads, construtos de Minecraft e a performance de um Hadouken!

Como BÔNUS, Jogador Nº 1 oferece toda uma trilha sonora retrô, com hits de A-ha, Van Halen, Rush, Twisted Sister e muito mais.

Jogador Nº 1 estreia nos cinemas brasileiros em 29 de março.

Next Post

Trilha sonora de Jogador Nº 1 chega ao Spotify; ouça

Uma aventura futurista embalada pelos maiores clássicos dos anos 1980. Sim, Jogador Nº 1 (leia a crítica na íntegra) já está em cartaz nos cinemas, chegando repleto de referências dos maiores ícones da cultura pop. Mas, para você que já assistiu ao novo filme de Steven Spielberg e lançado pela […]