Gotham: 3ª temporada traz caos, sombras e a ascensão do Batman

Quem comanda Gotham? Guiado pela pergunta feita no final de sua 2ª temporada (saiba mais), o terceiro ano da série Gotham procurou mostrar quais são os elementos que fazem funcionar o submundo da cidade mais sombria e perigosa dos quadrinhos da DC Comics. Composta por 22 episódios (divididos em duas etapas: “Mad City” e “Heroes Rise”), a nova fase do programa exibido pelo Warner Channel trouxe a evolução de seus personagens – que antes pareciam apenas esboços de suas respectivas figuras nas HQs –, contando como e por que eles se tornaram heróis ou vilões.

A temporada termina com Bruce Wayne em sua primeira aventura como o Cruzado Encapuzado! (Foto: DC Comics)

A temporada termina com Bruce Wayne em sua primeira aventura como o Cruzado Encapuzado! (Foto: DC Comics)

Um dossiê sobre “quem é quem” na cruel Gotham City, a 3ª temporada da atração inspirada nos gibis Gotham Central, de Ed Brubaker e Greg Rucka, explorou a influência da Corte das Corujas sobre a metrópole e seus habitantes, introduziu o Chapeleiro Louco (Benedict Samuel, de The Walking Dead) e uma nova Hera Venenosa (Maggie Geha, de Ted 2), assumiu Jerome Valeska (Cameron Monaghan, de Shameless) como seu Coringa e alavancou Edward Nygma (Cory Michael Smith, de Carol) como o antagonista Charada.

A série mostra como Ed Nygma ganhou o codinome "Charada". (Foto: DC Comics)

A série mostra como Ed Nygma ganhou o codinome “Charada”. (Foto: DC Comics)

Desta vez, o seriado do showrunner Bruno Heller (The Mentalist) abraçou a insanidade de Gotham com uma trama psicodélica e macabra com ingredientes do País da Maravilhas, apresentando Jervis Tetch (Samuel) e sua irmã, Alice (Naian González Norvind, de Blue Bloods) – cujo sangue é capaz de despertar aquilo que há de pior nas pessoas. Enquanto este foi o foco para primeira metade da saga, o restante da temporada focou nos planos da Corte da Corujas para “purificar” Gotham e na jornada de Bruce Wayne (David Mazouz, de Touch) para se transformar no Batman.

Shaman ensina Bruce a superar a dor para encarar seu destino como Cavaleiro das Trevas. (Foto: DC Comics)

Shaman ensina Bruce a superar a dor para encarar seu destino como Cavaleiro das Trevas. (Foto: DC Comics)

Um ano de provações, a terceira temporada de Gotham foi de grandes reviravoltas para Jim Gordon (Ben McKenzie, de Batman: Ano Um), que passa de caçador de recompensas a policial infiltrado na Corte das Corujas, e Oswald Cobblepot (Robin Lord Taylor, de Dinheiro Sujo), afinal o Pinguim vai de prefeito, apaixonado por Ed Nygma a gângster dono do clube the Iceberg Lounge. Há também a transformação no cenário criminoso da cidade de Gotham, pois, antes era um ecossistema dominado por mafiosos, mas começa a ser controlado por monstros e outras aberrações.

Jim descobre a verdade sobre a morte de seu pai e encontra seu tio, Frank Gordon, que pertence à Corte das Corujas. (Foto: DC Comics)

Jim descobre a verdade sobre a morte de seu pai e encontra seu tio, Frank Gordon, que pertence à Corte das Corujas. (Foto: DC Comics)

Com os enigmas do Charada tomando as ruas e o Coringa à solta, Gotham acertou ao aproximar-se dos quadrinhos do Homem-Morcego – contrariando a ideia inicial da série. Assim, enquanto os vilões surgem devidamente caracterizados, o jovem Bruce Wayne recebe o treinamento da Liga dos Assassinos em sua cruzada contra o crime e Selina Kyle (Camren Bicondova, de No Ritmo do Passinho) renasce como a Mulher-Gato. Porém, os dramas de Lee Thompkins (Morena Baccarin, de Deadpool) e a conversão de Nathaniel Barnes (Michael Chiklis, de Quarteto Fantástico) no vilão The Executioner mostraram-se exaustivos.

Selina Kyle protagoniza uma cena clássica da Mulher-Gato e começa a ser treinada por Tabitha Galavan. (Foto: Jeff Neumann/FOX)

Selina protagoniza uma cena clássica da Mulher-Gato e será treinada por Tabitha Galavan. (Foto: Jeff Neumann/FOX)

Dando rumos promissores à série, Gotham foi renovada para a 4ª temporada e prepara terreno para Ra’s al Ghul (Alexander Siddig, de Game of Thrones), Harley Quinn (possivelmente Erin Richards, intérprete Barbara Kean) e Solomon Grundy (Drew Powell, o antigo Butch Gilzean).

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado) em 2013 e fundador do Boletim Nerd. Realizou a cobertura da CCXP, Brasil Game Show e Campus Party e do lançamento de Logan, Mulher-Maravilha e Homem-Aranha: De Volta ao Lar.

Comentários estão fechados