Curiosidades que você não sabia sobre e-commerce

Boletim Nerd

O mercado de vendas online ainda é um capítulo aberto na nossa história. No entanto, há quem ainda não conheça muito bem as maravilhas de se fazer compras online, seja por medo ou, até mesmo, por falta de informação.

Contudo, a história do e-commerce já percorre um longo caminho. Você sabia que o primeiro pedido de pizza online foi feito há mais de 20 anos? A trajetória do e-commerce é mais antiga do que se pensa e também cheia de curiosidades.

Mais precisamente, o primeiro modelo de compra online foi feito em 1979 pelo inglês Michael Aldrich que modificou uma televisão doméstica e a conectou em uma linha telefônica.

Histórias e curiosidades sobre e-commerce

Em 1990, nascia o primeiro servidor browser do World Wide Web, o famoso www. Desde então o mundo da internet só cresceu.

Em 1994, a Pizza Hut começou a aceitar pedidos online. Naquela época menos de 5% da população americana tinha acesso à internet. Então, a partir daí foi dado início ao e-commerce.

No ano seguinte, 1995, duas atuais gigantes da internet deram seu pontapé inicial no mundo virtual. Certamente, estamos falando da Amazon e do E-bay, ambas começaram tímidas, mas hoje são referência quando o assunto é mercado de vendas online.

Em 2008, o mundo virtual se depara com um novo fenômeno em modelos de vendas online: as compras coletivas. Elas tiveram início na China, em lojas físicas, e não demorou para invadir a internet, surgindo assim o maior site de compras coletivas: o Groupon.

Com os números crescendo cada vez mais, é quase impossível discordar que ter uma loja virtual é um negócio lucrativo. Antes de ampliar sua loja física para o e-commerce, é preciso ficar atento à alguns pontos.

Ter um e-commerce não é barato

É claro que comparado aos custos de uma loja física, o e-commerce é mais barato. Certamente, não há gastos com funcionários nem com ponto comercial. Porém, é preciso deixar a sua loja virtual com aspecto profissional e é neste ponto que entram os custos.

Você precisará assumir gastos como: domínio de site, profissionais capacitados de marketing online, plataforma digital, SEO, digital analytics, e-mail marketings etc..

Loja virtual x loja física

Parece um pouco óbvio falar disso, mas há quem ainda misture os dois modelos de venda em um só. Certamente, muitos pensam que a loja virtual é apenas uma extensão da loja física.

Há quem pense que quanto mais publicidade, mais pessoas serão atraídas. Entretanto, isto pode funcionar se falarmos em tráfego, mas quantas pessoas que visitam seu site realmente convertem uma venda?

Vale lembrar que quantidade não é sinônimo de venda garantida. Entre o primeiro clique para sua página até se finalizar o pedido, há um longo caminho que o consumidor percorre e os motivos para ele desistir de uma compra são inúmeros.

O usuário pode ter dificuldades com os comandos do site, em visualizar as fotos do produto, ser distraído com anúncios e até mesmo não gostar do valor frete. Isto pode fazer com que este potencial cliente não retorne à sua página nunca.

Marcos do e-commerce: saiba por que comprar online

Talvez você ainda não seja do time dos que compram (praticamente) tudo pela internet, mas vamos apontar algumas vantagens de se fazer compras virtuais.

  • Economia com combustível e estacionamento;
  • Economia de tempo;
  • Evita lugares lotados;
  • Facilidade para comparar preços;
  • Grande variedade;
  • Promoções exclusivas e preços menores.

Em 2017, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), estimou que o faturamento de vendas online no Brasil atingiu a marca de R$ 59 bilhões de reais.

A ABComm pressupõe que para os próximos anos, o mercado de e-commerce fature R$ 69 bilhões de reais e que as lojas virtuais entreguem em média 230 milhões de encomendas.

Aqui estão alguns pontos mostrados de uma forma mais resumida sobre algumas curiosidades do e-commerce:

  • 1979: Michael Aldrich inventou a compra online;
  • 1990: Criação do primeiro servidor do World Wide Web;
  • 1994: Criação do primeiro browser comercial. Pizza Hut oferece a opção de pedidos online;
  • 1995: Pierre Omydiar cria o E-Bay;
  • 1995: Amazon começa a vender livros online;
  • 1996: Larry Page e Sergey Brin dão origem ao Google;
  • 2006: Fraudes por pagamento online superam fraudes em cheques;
  • 2007: A Netflix dá início ao streaming de filmes;
  • 2008: É criado o Groupon, maior modelo de compras coletivas virtuais.

Tecnologia melhorada

A tecnologia está mais presente do que nunca no nosso dia-a-dia e as compras online não estão apenas associadas a ficar em frente de um computador, estamos acostumados à diversas interações através de nossos smartphones.

Graças ao salto do comércio eletrônico voltado para dispositivos móveis, os conceitos de realidade virtual e interação com o mundo real estão cada dia mais próximos. Podemos notar facilmente a convergência e extensão entre as lojas físicas e as lojas virtuais.

As pessoas acessam sites, tiram fotos, interagem com diversos aplicativos, pesquisam, comparam, mas algumas tentativas no sentido de realidade virtual aumentada ainda não foram bem-sucedidas.

Embora o e-commerce nos forneça infinitas possibilidades, ainda há muito a ser descoberto nesta área. É preciso ficar atento ao fato de que todos estão com os olhos em seus smartphones o tempo todo, mesmo enquanto caminham pela rua.

É certo que a maioria da população já fez alguma compra online em algum tipo de loja virtual. Muitas são as razões para se procurar este modelo de negócio, desde a praticidade em pesquisar variações de preços, até na facilidade de entrega, além de economizar mais tempo.

Atualmente no nosso país há inúmeras empresas atuando no mercado de vendas online, pequenos empresários e gigantes comerciais investem muito tempo e dinheiro em seus e-commerce para fisgar e tentar fidelizar mais clientes em seus próprios sites.

O mercado de vendas online nos permite ter acesso à algumas ferramentas que nos possibilitam alcançar uma experiência de compra única, fazendo com que o seu usuário compre a qualquer hora, de qualquer lugar e por qualquer que seja o motivo.

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