Comerciante do interior de São Paulo cria maquetes gigantes de Star Wars

Você com certeza deve conhecer pessoas apaixonadas por Star Wars, com coleções de bonecos e naves que dão inveja, não é mesmo? Mas Paulo Sérgio de Moraes, de 48 anos, levou o seu fanatismo a outro nível.

Residente de Itatiba (interior de São Paulo), Moraes é comerciante, formado em administração de empresas, e grande admirador da franquia criada por George Lucas desde 1983, quando assistiu ao filme O Império Contra-Ataca, tendo ficado encantado com as naves, máquinas e equipamentos apresentados pela produção. O fascínio é tanto que hoje ele constrói maquetes gigantes, com movimentos, luzes e milhares de detalhes reproduzidos à mão com fidelidade.

Paulo posa ao lado de seu AT-AT Walker, escala 1:15. (Foto: Reprodução)

Paulo conta que fez suas primeiras maquetes quando criança. Usando papel cartão, reproduziu figuras clássicas como o Mach 5, do Speed Racer, e o Robô Gigante. “Deu pra ver que o resultado foi muito bom para a idade que eu tinha, pois, todos na escola curtiram muito”, lembra.

De lá pra cá, o hobby evoluiu. Colocando como base o cartão plástico, madeira e massa para modelar, Paulo está sempre em busca de fotos e vídeos das peças originais utilizadas nos filmes para criar réplicas cada vez maiores e mais fiéis.

Recentemente, Moraes expôs seus trabalhos nas edições de São Paulo e Rio de Janeiro da Jedicon, nada menos que os principais eventos voltados para fãs de Star Wars. “Notar tanto entusiasmo do público, que é formado pela galera mais apaixonada pelos filmes, foi uma experiência espetacular”.

Por fazer todas as maquetes sozinho, sem ter procurado cursos em escolas de artes, o comerciante acredita que seu talento seja um dom concedido por Deus. Por isso, não é surpresa que Paulo goste de todas as suas peças, confessando uma paixão especial pela Millennium Falcon. “É o pau velho mais desejado da galáxia e também por que precisei fazer mais de 3 mil detalhes que compõem a peça”, explica.

Detalhes da maquete da Millennium Falcon. (Foto: Reprodução)

Apesar de toda a dedicação e de adorar sentir o carinho das pessoas quando conhecem suas obras, Paulo sonha em produzir maquetes para serem utilizadas em filmes e séries. Fazer maquetes sob encomenda e obter uma renda extra a partir disso também é um desejo do artista. “Gosto de fazer maquetes de qualquer tema e seria legal ter este incentivo para produzir cada vez mais”, diz.

Além de nos contar um pouco mais sobre sua habilidade e história, Moraes deixou um recado especial para os leitores do Boletim Nerd: “Não desistam dos seus sonhos e saibam identificar o dom que Deus lhes presenteou, pois o trabalho só deixa de ser um fardo quando você o realiza com felicidade e amor. Peço também que continuem acompanhando e divulgando meu trabalho, para que um dia minha felicidade seja completa, trabalhando e utilizando o dom que Deus me deu”.

Você pode conhecer o trabalho do Paulo e entrar em contato com ele através do seu Instagram.

Comentários
Avatar

Daniel Generalli

Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo, nerd de nascimento e ganhador do troféu HQMix pelo TCC "Vozes e Traços - O Novo Cenário Brasileiro de HQs".

Comentários estão fechados.