Batman: O Retorno da Dupla Dinâmica é um belo tributo à clássica série de TV

Em 2016, a série clássica Batman, de 1966, completa 50 anos. Para celebrar a data, a Warner Home Video e a DC Comics lançam a animação retrô Batman: O Retorno da Dupla Dinâmica (Batman: Return of the Caped Crusaders, EUA, 2016). Com as vozes de Adam West, Burt Ward e Julie Newmar, os intérpretes originais de Batman, Robin e Mulher-Gato na atração televisiva, o filme dirigido por Rick Morales (Liga da Justiça: Crise em Duas Terras) capta o tom cômico do programa do Homem-Morcego, suas histórias fantasiosas e o clima da década de 1960.

critica-batman-o-retorno-da-dupla-dinamica

Santa homenagem, Batman! (Foto: DC Comics)

Em 1h18min de duração, a produção mostra Gotham City sendo ameaçada pela aliança maligna formada pelos vilões Coringa (Jeff Bergman, de Os Jetsons: O Filme), Pinguim (William Salyers, de Regular Show), Charada (Wally Wingert, de Bleach) e Mulher-Gato, que tentam dominar a cidade ao roubar uma arma experimental capaz de replicar tudo. Diante de tamanho perigo, o tradicional telefone vermelho da mansão de Bruce Wayne toca por mais uma vez, isto é, um chamado de emergência para que Batman e Robin voltem à ação novamente.

critica-batman-o-retorno-da-dupla-dinamica-2

Perceba como as feições do Coringa são inspiradas no ator original Cesar Romero. (Foto: DC Comics)

Uma homenagem a Batman ’66, Batman: O Retorno da Dupla Dinâmica transmite com exatidão a essência da icônica série de TV, com diálogos fiéis aos dos anos 60 (inclusive na versão legendada), assim como personagens construídos sob os costumes e hábitos da época – Wayne, por exemplo, senta-se à noite para assistir ao programa de auditório Gotham Palace e só atravessa a rua na faixa de pedestres. Outras características revividas pela animação são os bordões “Santa ‘alguma coisa’, Batman!”, de Robin, que variam de acordo com a situação, e os Bat-acessórios, como o Batrangue, a Batzuca, o Batfoguete, o Bat-analisador etc..

É claro que Alfred marca presença em Batman: O Retorno da Dupla Dinâmica! (Foto: DC Comics)

É claro que Alfred marca presença em Batman: O Retorno da Dupla Dinâmica! (Foto: DC Comics)

Como na atração concebida por Bill Finger (um dos criadores do Batman nas HQs), Lorenzo Semple Jr. (Flash Gordon) e William Dozier (O Besouro Verde), entram em cena o mordomo Alfred Pennyworth (Steven Weber, de Ultimate Spider-Man), o Comissário James Gordon (Jim Ward, de Os Padrinhos Mágicos) e o chefe Miles O’Hara (Thomas Lennon, de Uma Noite no Museu). Em aparições menores, também participam a Tia Harriet (Lynne Marie Stewart, de Batman: A Série Animada) e antagonistas como Senhor Frio, Rei Tut e Cabeça de Ovo.

critica-batman-o-retorno-da-dupla-dinamica-4

O Comissário Gordon e o chefe de polícia O’Hara ficam impressionados ao ver como Batman e Robin resolvem em segundos os mais indecifráveis enigmas. (Foto: DC Comics)

Criativo e zombeteiro, Batman: O Retorno da Dupla Dinâmica é uma excelente oportunidade para rever Adam West e Burt Ward, respectivamente, como o Cruzado Encapuzado e o Menino Prodígio ou conhecer o clássico seriado Batman, de 1966. E atenção para a referência a HQ Batman: O Cavaleiro das Trevas e a piada sobre o final “insatisfatório” do longa Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge!

critica-batman-o-retorno-da-dupla-dinamica-3

Na voz de Julie Newmar, a Mulher-Gato rouba a cena em Batman: O Retorno da Dupla Dinâmica. (Foto: DC Comics)

Batman: O Retorno da Dupla Dinâmica será exibido somente nesta segunda (10/10), às 20h, nas salas da rede Cinemark. Clique aqui e confira onde acontecerão as sessões.

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.