Análise | Batman – The Telltale Series: Episódio 3 – Nova Ordem Mundial

Aprofundando-se nos eventos de Filhos de Arkham – e, consequentemente, nas escolhas feitas pelo jogador no ataque de Pinguim/Oswald Cobblepot ao debate eleitoral –, Batman – The Telltale Series: Episódio 3 – Nova Ordem Mundial foi lançado em (25/10). Desta vez, o game concilia todo o caos da vida pública e particular de Bruce Wayne e o primeiro confronto entre Batman e o misterioso líder da nova organização criminosa de Gotham, apresentando uma história envolvente, cheia de descobertas (jogue mais de uma vez, mudando suas opções) e ótimas cenas de ação.

Composto por seis capítulos, Nova Ordem Mundial, em sua maior parte, coloca o player diante de diálogos interativos, nos quais é possível obter informações que revelam a participação de Thomas Wayne em crimes no Asilo Arkham e os motivos pelos quais Martha Wayne também foi morta no Beco do Crime. Simultaneamente, o protagonista descobre um pouco mais sobre a “revolução” anunciada por Oswald Cobblepot em Reino das Sombras, uma vez que até mesmo o conselho que administra a Wayne Enterprises parece ter sido corrompida a ponto de afastar e substituir Bruce.

analise-batman-the-telltale-series-episodio-3-nova-ordem-mundial-2

A organização Filhos de Arkham lembra a Corte das Corujas, mas isso não atrapalha o game. (Foto: Telltale)

Enquanto Bruce Wayne sofre as implicações do escândalo envolvendo o nome de sua família, os relacionamentos pessoais do bilionário assumem os holofotes, uma vez que seu amigo, o prefeito Harvey Dent, passa por mudanças após ser agredido e infectada por Pinguim. Conforme suas opções no episódio anterior, ele pode ou não já estar caracterizado como o vilão Duas-Caras (novamente com visual inspirado no filme Batman: O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan), embora sua transformação psicológica seja algo inevitável.

Com menos explorações de cenários, Nova Ordem Mundial atinge seu auge na luta entre o Homem-Morcego e o líder dos Filhos de Arkham (antes disso, há uma sequência de capangas para derrotar), que exige comandos rápidos e o lançamento de batrangues e outros gadgets, premiando o jogador com uma bela e clássica cena em câmera lenta. Outro ponto alto da trama é a oportunidade de desenvolver um romance mais do que platônico com Selina Kyle (Mulher-Gato), com a possibilidade de convidar a moça para morar na Mansão Wayne.

analise-batman-the-telltale-series-episodio-3-nova-ordem-mundial-3

Em Nova Ordem Mundial, Batman pode surpreender bandidos com entradas dramáticas! (Foto: Telltale)

Diferente dos anteriores, Batman – The Telltale Series: Episódio 3 – Nova Ordem Mundial é capaz de tornar a vida de Bruce Wayne uma experiência de jogo tão interessante quanto as aventuras noturnas do Cruzado Encapuzado e acerta ao propor uma história original. Para os fãs do Morcego de Gotham, destaque para a visita à Wayne Tower, a estreia do Bat-sinal de Jim Gordon e a introdução do expert em tecnologia Lucius Fox.

No entanto, nos testes realizados pela reportagem do Boletim Nerd em um PS4, Nova Ordem Mundial pareceu seguir apenas um roteiro pré-programado, reportando problemas como travamentos em decisões inesperadas.

analise-batman-the-telltale-series-episodio-3-nova-ordem-mundial-1

Um “sinal” de esperança para Gotham! (Foto: Telltale)

Batman – The Telltale Series está disponível para Playstation 4, Xbox One, Playstation 3, Xbox 360, iOS, Android e PC.

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.