Análise | Batman – The Telltale Series: Episódio 2 – Filhos de Arkham

Bastante diferente de Reino das Sombras (o primeiro episódio do game), Batman – The Telltale Series: Episódio 2 – Filhos de Arkham aposta em mais ação e investigação, com os atos do protagonista tendo mais peso no desenvolvimento do jogo do que as opções feitas nos diálogos com Selina Kyle/Mulher-Gato, tenente James Gordon, Harvey Dent, Vicki Vale e o mordomo Alfred Pennyworth. Nesta sequência, o jogo se concentra no envolvimento da família Wayne com o mafioso Carmine Falcone, na ascensão do Pinguim e no surgimento de um novo vilão.

batman-the-telltale-series-episodio-2-filhos-de-arkham

O episódio Filhos de Arkham é crucial para a relação de Batman e Mulher-Gato. (Foto: Telltale)

Mais dinâmico, Filhos de Arkham continua a navegar pela psique atormentada do bilionário/vigilante Bruce Wayne, a começar por uma visitação ao infame “Beco do Crime” – onde Thomas e Martha Wayne foram assassinados pelo fora da lei Joe Chill –, o que traz à tona lembranças inesperadas. Enquanto a popularidade do Cavaleiro das Trevas cresce em meio à cidade, o jogador de Batman – The Telltale Series precisa decidir como o Homem-Morcego será enxergado pelos habitantes, policiais e a imprensa de Gotham, assim como talhar sua relação com Selina Kyle.

batman-the-telltale-series-episodio-2-filhos-de-arkham-2

Ao som de uma jukebox, Bruce e Selina usam garrafas e tacos de sinuca para golpear os bandidos. (Foto: Telltale)

Com menos foco na utilização de gadgets, os seis capítulos que constituem Batman – The Telltale Series: Episódio 2 – Filhos de Arkham destacam o conceito de combates colaborativos, algo que foi brevemente trazido durante o primeiro encontro entre Bruce e Oswald Cobblepot. Deste modo, o game conta com uma longa (e divertida) briga de bar e a libertação de reféns num debate político, situações em que Wayne/Batman e Selina/Mulher-Gato encaram diversos capangas e o próprio Pinguim, combinando golpes, acrobacias e o uso de estratégias de ataque.

batman-the-telltale-series-episodio-2-filhos-de-arkham-1

Esse é o visual de Pinguim em Batman – The Telltale Series. (Foto: Telltale)

Numa trama que remete à série de TV Gotham, Bruce Wayne passa a explorar as ligações de seu pai com experimentos ilegais realizados no Asilo Arkham, investigando suas conexões com as Empresas Wayne, políticos e o crime organizado. Já a máscara exibida por Pinguim no final de Filhos de Arkham demonstra alguma semelhança com as caracterizações realistas da trilogia de filmes do diretor Christopher Nolan. Reunidos, todos os esses elementos resultam numa história envolvente e que, desta vez, pode realmente ser alterada de forma drástica, dependendo das escolhas do jogador.

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.