Análise | Batman – The Telltale Series: Episódio 1 – Reino das Sombras

Se você pudesse ser um super-herói, que tipo seria? O defensor da justiça que joga pelas regras ou um vigilante extremamente truculento? E como esconderia sua identidade secreta? Bancando o ricaço desagradável e esnobe ou um bilionário engajado em filantropia e política? É com todas essas decisões que o jogador tem que lidar no game Batman – The Telltale Series: Episódio 1 – Reino das Sombras, já disponível para Playstation 4, Xbox One, Playstation 3, Xbox 360, iOS e PC e que promete chegar “em breve” para dispositivos Android.

Sem possuir qualquer ligação com os jogos da série Batman: Arkham, o título desenvolvido pela mesma produtora de The Walking Dead, Game of Thrones e The Wolf Among Us teve seu primeiro episódio lançado em 2 de agosto deste ano em lojas online de games e aplicativos e, desde 13 de setembro, também em mídias físicas. Como de costume, a Telltale apresenta uma graphic adventure episódica, que reúne elementos de point-and-click, puzzle e exploration, que, neste princípio, se mostra uma adaptação acertada do universo da DC Comics.

batman-the-telltale-series-episodio-1-reino-das-sombras-3

No Episódio 1 – Reino das Sombras, há o primeiro encontro entre Batman e Mulher-Gato. (Foto: Telltale)

Dividido em 6 capítulos, o episódio “Reino das Sombras” acompanha Bruce Wayne enfrentando as armadilhas da política corrupta de Gotham, enquanto Batman vai à caça do chefe do crime mais famoso da cidade, o influente mafioso Carmine Falcone. Neste cenário, o jogador precisa entrar na pele do Homem-Morcego para descobrir qual a ligação da família Wayne com as atividades criminosas de Gotham, conseguir levar Falcone à justiça e ainda descobrir os motivos das chegadas da ladra Selina Kyle/Mulher-Gato e do misterioso Oswald Cobblepot/Pinguim.

Apesar dos traços que remetem aos cartuns, Batman – The Telltale Series: Episódio 1 – Reino das Sombras aposta numa trama realista, que aborda temas como política, criminalidade e terrorismo/o uso de armas químicas, no aparente início de carreira do Morcego de Gotham. Com tudo isso borbulhando, o game encaixa de maneira competente personagens famosos nos quadrinhos do Cruzado Encapuzado, como o mordomo Alfred Pennyworth, o (ainda) tenente Jim Gordon, a repórter Vicki Vale e o advogado (e candidato a prefeito) Harvey Dent.

batman-the-telltale-series-episodio-1-reino-das-sombras-4

Em Batman – The Telltale Series, o jogador é quem decide as escolhas de Bruce Wayne/Batman. (Foto: Telltale)

Produzido na engine Telltale Tool, Batman – The Telltale Series, em Reino das Sombras, oferece ao gamer a oportunidade de definir o perfil de herói e alter ego que Batman e Bruce Wayne terão, através da escolha de conversas e atos que prometem repercutir futuramente de acordo com as opções adotadas. Entretanto, neste primeiro episódio, além dos diálogos optativos, o jogo carece de ação – seja por combates ou exploração dos seus ambientes –, algo que somente acontece (e empolga!) no trecho de introdução e nos atos finais.

batman-the-telltale-series-episodio-1-reino-das-sombras-6

Batman – The Telltale Series tem classificação indicativa para maiores de 18 anos. (Foto: Telltale)

Uma experiência imersiva, Batman – The Telltale Series: Episódio 1 – Reino das Sombras é ideal para quem tem vontade de saber como é ser o Cavaleiro das Trevas, provocando horas de questionamento e reflexão sobre as atitudes tomadas – talvez esse seja o preço de ser o Batman!

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.